Pandemia, isolamento social, retorno às atividades, excessos de demandas, tudo isso altera o foco e a atenção. E através de pequenas mudanças isto pode ser revertido
Em tempos duros de mudanças drásticas, ter equilíbrio e reter atenção não é tarefa fácil. E a atenção é flutuante – isso quer dizer que a cada 4 segundos em média o cérebro desfoca daquilo com o objetivo de fazer uma varredura usando os outros sentidos para avaliar o entorno e ver se tem algum risco eminente.
“Se uma pessoa está dirigindo e retém a somente na estrada, ela não percebe um pedestre ou um animal tentando atravessar a sua frente. Por isso que cada 4 segundos entra o processo varredura, que traz a percepção ao redor e depois volta para a estrada, garantindo segurança”, explica a psicóloga e neuricientista Anaclaudia Zani Ramos.
Ela lista cinco dicas práticas e simples para ajudar o cérebro a manter o foco, aumentando rapidamente seus resultados de produtividade. Confira:
- Se programe. Ao saber de antemão que tem uma tarefa a cumprir faça a programação prévia e deixe tudo que você irá precisar por perto.
- Acesse redes sociais. Essa dica parece contraditória, porém, é muito eficiente. Se você está focado por um período de uma hora, por exemplo, pare e olhe por aluns poucos minutos qualquer rede social e volte a tarefa. Você vai produzir mais por ter tido um pequeno momento de prazer.
- Fique confortável com roupas, assento, postura, iluminação, etc. O desconforto provoca a desatenção que gerada pelo incômodo.
- Se hidrate. Mantenha sua garrafinha de água ou suco ou chá por perto. Todo nosso corpo funciona melhor hidratado.
- Se conheça em foco. Isto é fundamental para a manutenção de foco. Algumas pessoas produzem mais com música, outros em ambiente silencioso, às vezes fazendo mais de uma tarefa. Se observe e defina o seu melhor método.
Fonte: Anaclaudia Zani Ramos