6 mitos e verdades sobre o uso de aparelhos em crianças

shutterstock_115992457

A odontopediatra Flavia Cury é especialista em ortodontia e esclarece abaixo:

1-Os aparelhos resolvem qualquer caso de má oclusão?

MITO: Os aparelhos ortodônticos ou ortopédicos tem indicação específica. Existem casos que somente o tratamento cirúrgico resolve.

2-Pode usar aparelho durante a dentição de leite?

VERDADE: Crianças que possuem a mordida incorreta (cruzada) devem usar aparelho no momento em que for diagnosticada a má oclusão. Se não for feita a intervenção o crescimento ósseo fica comprometido. O uso do aparelho antes da troca de todos os dentes de leite pode e deve ser indicado nesses casos.

3-O aparelho fixo pode ser colocado em qualquer idade?

MITO: O uso do aparelho fixo (braquetes) é mais indicado para dentição permanente.

4-Nunca mais os dentes ficarão tortos depois do uso de aparelhos de correção?

MITO: Conforme envelhecemos existe uma perda óssea fisiológica, portanto os dentes tendem a se movimentar e podem mudar de posição.

VERDADE: Aparelhos estéticos linguais são um ótimo recurso para quem deseja fazer o tratamento ortodôntico e que não deseja mostrar que está de aparelho.

5- Qualquer tipo de aparelho funciona?

MITO: Existem vários tipos de aparelhos no mercado, e cada um tem uma indicação específica. A escolha do modelo pelo paciente nem sempre é a mais adequada para atingir os objetivos do tratamento.

VERDADE: Pacientes com problemas respiratórios bucais e alérgicos conseguem uma nítida melhora na função respiratória, após o uso de aparelhos funcionais.

VERDADE: Aparelhos auto ligados podem diminuir pela metade do tempo o tratamento ortodôntico e são muito indicados para pacientes que possuem apinhamentos severos.

6- Usar aparelho causa cárie?

MITO: O aparelho não causa cárie, a falta de higiene é que causa a cárie. Devido à dificuldade de higiene a atenção deve ser redobrada.  O acúmulo de alimentos em regiões de difícil acesso durante muito tempo faz com que os pacientes que usam aparelho sejam mais susceptíveis a lesão cariosa.

 

Fonte:  Dra. Flavia Cury,  odontopediatra especialista em ortodontia

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?