Algumas dúvidas sobre as assaduras, que podem ocorrer no bumbum do bebê durante o período de uso de fraldas
Ter um bebê em casa requer atenção redobrada, carinho e muita dedicação para manter os pequenos saudáveis. Para isso, os cuidados do dia a dia são essenciais, pois podem ajudar a prevenir desconfortos corriqueiros nessa fase, como assaduras, que, de acordo com a Sociedade de Pediatria (SBP), estima-se que até os 2 anos de vida, 25% das crianças apresentarão o problema.
Pensando em auxiliar os pais e responsáveis a identificar e entender mais sobre assaduras na pele dos pequenos, abaixo listamos alguns mitos e verdades.
– Não fazer a higiene correta interfere no aparecimento de assaduras. Mito ou verdade? Verdade: é necessário fazer a higiene completa com água morna e algodão, removendo delicadamente eventuais resquícios de fezes, urina, pomadas e outras secreções.
– Meninas desenvolvem mais assadura. Mito ou verdade? Mito: o surgimento de assaduras independe do sexo do bebê. O ideal é realizar os cuidados preventivos adequados para evitar que elas surjam.
– O uso de lenços umedecidos com álcool e fragrâncias pode causar assaduras. Mito ou verdade? Verdade: esses tipo de lenço pode causar irritações na região íntima, assim como o uso de sabonetes com pH alcalino, que deixam a pele mais frágil e, assim, mais susceptível ao contato com microorganismos, causadores de doenças.
– É recomendável trocar a fralda, mesmo que esteja só com xixi. Mito ou verdade? Verdade: quando úmida e abafada, a região fica mais favorável ao aparecimento das assaduras. Portanto, o ideal é manter a região sempre limpa e seca.
– Usar fraldas descartáveis evita o surgimento de assaduras. Mito ou verdade? Mito. Para prevenir, o mais importante e essencial é a higienização correta na hora da troca e o uso de creme antiassaduras.
– No calor o problema piora. Mito ou Verdade. Verdade: a fralda abafa e aumenta a transpiração da pele. Além disso, o calor contribui para a proliferação de fungos e bactérias, que também podem causar as assaduras.
– Prevenir é o ideal. Mito ou verdade? Verdade: passar uma camada fina de creme antiassaduras após cada troca ajuda a prevenir e proteger o bumbum do bebê contra possíveis irritações na pele.
Fonte: Linha Bepantol® Baby
Assessoria Pros