Sempre Materna

Espaço Pia Fraus no Festival de Férias


bichos

A partir de 10 de janeiro, muita diversidade cultural para os pequenos em São Paulo

A agenda está cheia e festiva para janeiro, mês de férias em que muitas crianças poderão apreciar diversas atividades lúdicas no Espaço Pia Fraus, o mais novo lugar que apresenta um universo mágico e único, dando vivacidade a um poderoso instrumento educativo e cultural, o teatro de bonecos. O espaço será inaugurado simultaneamente com o Festival de Férias, que acontece a partir do dia 10 de janeiro, em São Paulo.

Espaço Pia Fraus com o acervo de bonecos

Utilizando esse elemento ancestral como arte, desde a época dos primitivos, a Pia Fraus dedica seu espaço exclusivamente com o teatro de bonecos. A Companhia prepara-se para as férias de janeiro, com uma encantada exposição de seu acervo de bonecos do Espaço Pia Fraus. Desenvolvido para todas as idades, serão exibidos todos os objetos cênicos que fizeram parte de espetáculos, ao longo dos últimos 35 anos de história da Cia., como o “Bichos do Brasil”, “Filhotes da Amazônia”, “Farsa Quixotesca”, “Bichos do Mundo”, “100 Shakespeare”, entre muitos outros.

O ambiente possui, além de uma ampla e versátil área expositiva, um teatro com capacidade até de 90 lugares, acoplando sistemas de iluminação, som, além de uma lojinha, com bonecos brasileiros de vários tipos e tamanhos.

 

Visitas programadas

É possível ainda, receber o público para eventos, especialmente visitas culturais, festas de aniversário infantis, ou visitas escolares, com uma programação composta por: uma visita mediada ao acervo, um espetáculo a ser definido e mais a realização de uma oficina de construção de bonecos. As novidades não param, pois as férias só estão começando.

 

Festival de Férias

Com 21 apresentações gratuitas, o Espaço Pia Fraus apresenta os espetáculos “Gigantes de Ar”, “Círculo das Baleias”, “Filhotes da Amazônia”, “O Vaqueiro e o Bicho Froxo”, “Bichos do Brasil” e “A Última Árvore”. Também haverá a pré-estreia da peça “Darwin Br”, da Cia. Buzum, com três apresentações.

Os 21 espetáculos serão encenados de quarta a domingo, com divertidas histórias para os pequenos. Durante a semana, as sessões acontecem às 16h, aos sábados e domingos às 15h30 e 17h.

 

Confira a programação de cada dia de janeiro:

 

10 (quarta-feira) – Filhotes da Amazônia – 16h

11 (quinta-feira) – Buzum –Darwin – 16h

12 (sexta-feira) – A Última Árvore- 16h

13 (sábado) – O vaqueiro e o Bicho Froxo – 15h30

13 (sábado) – Gigantes de Ar – 17h

14 (domingo) – Círculo das Baleias – 15h30

14 (domingo) – Bichos do Brasil – 17h

17 (quarta-feira) Filhotes da Amazônia – 16h

18 (quinta-feira) – Buzum –Darwin – 16h

19 (sexta-feira) – A Última Árvore- 16h

20 (sábado) – O vaqueiro e o Bicho Froxo – 15h30

20 (sábado) – Gigantes de Ar – 17h

21 (domingo) – Círculo das Baleias – 15h30

21 (domingo) – Bichos do Brasil – 17h

24 (quarta-feira) Filhotes da Amazônia – 16h

25 (quinta-feira) – Buzum –Darwin – 16h

26 (sexta-feira) – A Última Árvore- 16h

27 (sábado) – O vaqueiro e o Bicho Froxo – 15h30

27 (sábado) – Gigantes de Ar – 17h

28 (domingo) – Círculo das Baleias – 15h30

28 (domingo) – Bichos do Brasil – 17h

 

Durante o Festival de Férias, o Espaço Pia Fraus também estará aberto para visitas a exposição da Cia., onde mantém um acervo permanente com mais de 400 bonecos.

Levando o teatro para os quatro cantos do mundo, a Pia Fraus cativou milhares de crianças e adultos nesses últimos anos, circulando por mais de 25 países, em variadas cidades pelo Brasil. Recentemente contemplada com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ligado a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A Cia. Pia Fraus conquistou esse programa junto com a Cia. Buzum! Além de dividirem o mesmo espaço de ensaio, a mesma sede administrativa, são dois grupos que investigam o teatro de animação em suas mais amplas possibilidades.

Tendo como a cultura um instrumento para o desenvolvimento humano, a cia vem aplicando sua pesquisa continuamente para levar o teatro ao encontro do público. “Possibilitando a milhares de pessoas, desfrutar do prazer teatral, isso é um anseio comum para as duas Cias., que já realizaram numerosas apresentações em regiões com pouco, ou nenhum acesso ao teatro”, afirma Beto Andreetta, diretor da cia. Pia Fraus.

 

Serviço

 

Festival de Férias e lançamento do Espaço Pia Fraus

Data: de 10 a 28 de janeiro de 2018

Horários: Quarta, quinta e sexta às 16h

Aos sábados e domingos às 15h30 e 17h

Local: Espaço Pia Fraus

Endereço: R. Coriolano, 624 – Vila Romana, São Paulo

Entrada Gratuita

Capacidade: 90 lugares

 

 

Espetáculos:

 

Filhotes da Amazônia

A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. A peça começa com uma família indígena, cujo chefe contará aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: o ar (com os pássaros), os rios (com peixes, piranhas e sapos) e a terra (onças, quatis, preguiças, macacos, entre outros) e assim por diante.

 

A Última Árvore

A peça “A última árvore” gira em torno de uma selva. A história penetra um olhar reflexivo sobre um assunto muito pertinente: o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, além disso, propõe ideias de integração entre o verde e o urbano. O público conhecerá um conto envolvente sobre a natureza, animais, índios, camponeses, chegando até a sociedade moderna, sobretudo o crescimento da cidade, em que “A Última Árvore” assiste a floresta sendo engolida pela cidade. Cena muito conhecida e vivenciada em todas as cidades, onde visualmente é possível observar a interferência da cidade sobre a natureza. Essa peça estreou recentemente no projeto Teatro Portátil, que movimentou todo o estado de São Paulo, passando no total de 20 cidades, nos principais pontos, entre parques, praças, feiras e escolas por meio do teatro itinerante.

 

Vaqueiro e o Bicho Froxo

A história aborda mitos da cultura popular brasileira, por meio do folclore, com um Vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo. Para tê-la de volta terá de percorrer um caminho perigoso, onde será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro (Papa-Figo, Janaína Mãe D’Água, Miquelina do Jequitinhonha), até finalmente reencontrar sua amada e, juntos, numa grande festa, transformarem-se em Sol e Lua. Esse foi o primeiro espetáculo da Cia. Pia Fraus, criado em 1984, hoje com a versão mais atual de 2014. Já se apresentou na Espanha, na Índia de Suécia. Ganhou prêmio 5 melhores Espetáculos de São Paulo em 1987. Diversas indicações ao Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem – (1997).

 

Círculo das Baleias

O espetáculo infantil é uma viagem ao fundo do mar. As crianças conhecerão uma parte do ciclo de vida das baleias jubarte, – a baleia brasileira por excelência – bem como as condições necessárias para a sobrevivência destes animais. Queremos, com este espetáculo, apresentar às crianças um recorte do ecossistema marítimo brasileiro, que sirva como um sinal de alerta para a sua própria preservação. Afinal de contas, apesar de suas reconhecidas riqueza e diversidade, o ecossistema marítimo brasileiro é, de longe, o que se encontra sob as condições mais precárias de conservação. Esse espetáculo marcou a comemoração de 30 anos da Pia Fraus, em 2014 e foi produzido pelo CCBB São Paulo. Ganhou o prêmio São Paulo de Incetivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca-Cola FEMSA) na categoria: Sustentabilidade (2014).

 

Gigantes de Ar

Gigantes de Ar é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem e todo o universo do circo popular brasileiro que bravamente resiste praticamente sem nenhum apoio oficial é representado por quatro palhaços que fazem às vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo. Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas bailarinas, um elefante azul de quatro metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo. Gigantes de Ar já se apresentou em vários festivais nacionais de teatro de bonecos (Canela, Curitiba, SESI Bonecos) e nos festivais internacionais de Cadiz (Espanha), Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia)

 

Bichos do Brasil

É um espetáculo que busca retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, que prende a atenção de todos, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. O espetáculo é composto por uma sucessão de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical. “Bichos do Brasil” é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dentro do imaginário popular, que tanta influência exercem como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba, Maracatu. Sem uso de texto, 03 atores e mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos e bonecos infláveis gigantes, promovem a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneo os elementos da Cultura Popular Brasileira.