Sempre Materna

A pele no inverno

pele no inverno

Engana-se quem pensa que durante o inverno podemos esquecer o hidratante, o filtro solar e demais cuidados com a pele, já que ela passa a maior parte do tempo coberta por roupas pesadas. Nos meses mais frios, a pele tende a ficar mais ressecada e os cuidados devem ser redobrados, principalmente no caso das gestantes e dos bebês, que têm a pele mais delicada e sensível.

Se durante o verão você fica horas embaixo da água gelada, no inverno não pode ficar muito tempo embaixo da água quente. “Jamais tome banho com a água quente demais, isso fará com que a pele do seu corpo fique muito sensível e ressecada”, afirma a dermatologista Thais Pepe. O ideal é tomar banhos mornos, rápidos e com sabonete neutro. Os sabonetes muito cheirosos são cáusticos e ressecam ainda mais a pele. “Isso vale tanto para as gestantes quanto para os bebês, além disso não é necessário usar sabonete todos os dias na pele dos bebês, use apenas nas áreas genitais”, aconselha a médica.

Seguir esse conselho é importante porque o mecanismo de hidratação natural da pele é feito pela camada mais externa dela, chamada de epiderme, que impede a perda de líquido. Essa proteção é formada por gorduras e proteínas, e, quando removida pela ação de sabonetes alcalinos e água quente, pode fazer com que a pele desidrate. “Juntamente com a desidratação, o ressecamento pode causar coceiras, vermelhidão e desencadear doenças como dermatite atópica, psoríase e eczemas”, explica.

Nas mulheres grávidas, esse problema é ainda maior, por causa das mudanças hormonais e também porque suas glândulas sebáceas sofrem alterações. Se a gestante tem a pele muito oleosa, notará uma considerável melhora, mas, se tiver a pele seca, o problema tende a se agravar no inverno. Além disso, o clima frio também potencializa o aparecimento das temíveis estrias. “As gestantes devem hidratar ainda mais a pele nessa época do ano. No chuveiro, depois do banho, passe óleo de amêndoas, uva ou outro no corpo todo e enxágüe. Em seguida, use um hidratante potente, de preferência os específicos para grávidas, e cuidado com os hidratantes que contêm uréia, pois não devem ser utilizados durante a gestação”, alerta a dermatologista.

Outro cuidado fundamental é o uso diário de filtro solar, já que os danos causados pelos raios solares são constantes, inclusive em dias nublados. “Passe-o no rosto e áreas expostas pelo menos meia hora antes de sair. Hoje em dia, há muitos hidratantes que contém filtro solar, o que torna esse cuidado mais prático”, diz.

Se cautela é palavra-chave na saúde e beleza das gestantes, no caso de bebês mais ainda. A médica explica que se deve manter os mesmos cuidados com os pequenos, escolhendo produtos dermatologicamente testados e apropriados para o uso infantil. E atenção com o vestuário. “Bebês muito aquecidos por excesso de roupas podem desenvolver brotoejas, principalmente no tronco e na região do pescoço”, afirma. “Evite o contato direto da pele do bebê com fibras sintéticas e lãs. O ideal é colocar uma roupinha de algodão entre a pele e esses tecidos.”

Por último, mas não menos importante, um detalhe que muita gente esquece: é preciso também hidratar o corpo de dentro para fora, tomando, no mínimo, dois litros de água por dia. “Aproveite o friozinho e se delicie com sopas e chás quentinhos”, aconselha Thais. Sua pele agradece.

 

DICAS DA DERMATOLOGISTA
Não esqueça o uso diário de cremes hidratantes no rosto (com filtro solar) e no corpo

As mãos e os pés ressecam muito no inverno, portanto, use um hidratante específico para estas áreas. Utilize luvas ao fazer serviços domésticos. Beba muita água

Evite banhos longos e com água muito quente

Cuide dos lábios usando hidratante labial com filtro solar, manteiga de cacau ou batom

Se a pele estiver muito seca, use uma máscara hidratante no rosto duas vezes por semana