Sempre Materna

Como passar pelo luto da barriga sem sofrimento

como passar

Ao longo de 40 semanas, a gestante é paparicada e mimada por todos. Quando o bebê nasce e passa a ser o centro das atenções, algumas mulheres podem sentir sensação de tristeza e até solidão. Essa fase é chamada de luto da barriga – nascimento da mãe e morte da gestante.

Segundo o especialista em inteligência emocional, Rodrigo Fonseca, é normal sentir saudade da gravidez após o parto. “Esse período foi importante. Nele foi possível sentir a formação de um ser dentro de si, as sensações, os medos e as alegrias”, explica.

E como lidar com o luto da barriga sem sofrimento e, principalmente, sem afetar a relação com o filho? Fonseca sugere algumas dicas para ajudar quem está nessa fase:

1. Esteja totalmente concentrada nos primeiros cuidados e desenvolvimento do bebê. Mantenha-se entretida no que gera bem-estar ao pequeno. Ele precisa de total atenção e depende de você para se alimentar, estar limpo, quentinho e tranquilo.

2. Amamentação: esse momento é especial. A maior manifestação de amor incondicional que a mãe pode oferecer. Você vai perceber como é mágico ser responsável pela existência de um ser humano.

3.
Esteja atenta às maneiras mais eficazes de voltar a sua forma física e pratique! Alimente-se bem, faça exercícios, cuide do seu corpo. É necessário estar saudável para cuidar da criança.

4.
Procure sempre transmitir seu amor ao bebê. Cante, acaricie e fale tudo aquilo que deseja para ele. Essa é uma forma de fazê-lo perceber que é amado, seguro, feliz e, assim, contribuir com a formação da boa autoestima dele.

“Com tantos detalhes que precisam ser praticados, a sensação de luto passará rápido e será até divertido se lembrar daquele barrigão. Será perceptível que essa fase é tão natural e passageira quanto todas as outras mudanças que ocorrem na vida de uma mulher” finaliza o especialista.