Sempre Materna

Muito mito e expectativa em torno do Teste de Apgar

muito

O Teste de Apgar nada mais é do que um diagnóstico da condição de nascimento do bebê, realizado por um pediatra neonatologista no primeiro minuto de vida e que será repetido aos cinco minutos após o nascimento.

Essa avaliação irá quantificar as respostas que o recém-nascido dará ao ambiente extra-uterino. “Portanto, o teste tem como função avaliar a vitalidade do bebê nos primeiros minutos de vida”, explica a pediatra Suely Dornellas.

Os critérios adotados para a realização do Boletim de Apgar são: freqüência cardíaca, respiração, tono muscular, irritabilidade reflexa e coloração da pele, e para cada uma dessas etapas são dadas notas de 0 a 2. Dificilmente um recém-nascido alcançará a nota máxima, que é 10.

Para Suely Dornellas, é importante esclarecer que o teste não dita ações, condutas na reanimação neonatal, e muito menos possui valor como prognóstico, somente informa a vitalidade do bebê naquele momento. “As manobras de reanimação realizadas na sala de parto, quando necessárias, já devem ser iniciadas ao primeiro minuto de nascimento.”

É comum a preocupação dos pais diante do Teste de Apgar, afinal, eles acreditam que uma possível nota baixa represente problemas futuros para a criança. Mas a realidade é bem outra.Segundo a pediatra, jamais uma nota baixa recebida pelo bebê ao nascer deve ser fator de angústia para os pais.
“O índice de Apgar desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das técnicas de atendimento ao recém-nascido em sala de parto, mas, como a maior parte das técnicas médicas, não tem mais a relevância que tinha em 1952, quando foi desenvolvido”, afirma Suely.

POR QUE O NOME APGAR?
Virgínia Apgar foi uma médica anestesiologista americana que reconheceu a necessidade de avaliar, de maneira fácil e eficaz, os recémnascidos. Em 1949, discutindo com um alunos quesitos para medir a vitalidade do bebê, chegou a cinco pontos-chave:

• frequência de batimentos cardíacos

• cor da pele

• respiração e intensidade do choro

• tono muscular

• resposta a estímulos

E após os ajustes necessários, a dra. Vírgínia apresentou seu projeto e, posteriormente, publicou o seu sistema de avaliação do recém-nascido com o nome de Teste de Apgar, e ele é exatamente o mesmo até hoje.

Boletim de Apgar
SINAL/NOTA012
FREQUÊNCIA
CARDÍACA
AusenteMenos que 100 bpm*Maior que 100 bpm*
ESFORÇO
RESPIRATÓRIO
AusenteChoro fracoChoro forte
TONO
MUSCULAR
FlácidoAlgum reflexoMovimentos ativos
IRRITABILIDADE REFLEXAAusenteAlgum movimentoChoro
CORAzul ou pálidoRóseo, extremidades
arroxeadas
Corado
* Batimentos por minuto