Em parceria com o Namu Cursos, a nutricionista Karin Paciulo dá dicas de como montar lanches completos e com qualidade
Com as férias chegando ao fim, é hora de se preparar para o volta às aulas. A lancheira escolar é sempre uma das preocupações dos pais. Com tantas opções industrializadas e tempo escasso, é um desafio montar uma lanche saudável. No entanto, por fazer parte da rotina dos pequenos, uma refeição completa e equilibrada fornece a energia necessária para o bom desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o Namu Cursos, plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, em parceria com a nutricionista Karin Paciulo oferece o curso online Lancheiras Infantis Saudáveis.
No curso, Karin ensina alimentos gostosos e saudáveis, com o objetivo de incentivar as crianças a fazer escolhas equilibradas desde pequenos. Entre as receitas estão versões saudáveis de bolos, pães, biscoitos e salgados assados. As frutas também são introduzidas nas lancheiras como alternativas aos doces industrializados. A nutricionista ainda dá dicas de como montar a lancheira, sugerindo as melhores combinações para que atendam todas as necessidades dos pequenos. “Para uma lancheira completa, que garanta todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para as crianças, é necessário ter uma fonte de carboidrato, de proteína e de micronutrientes”, explica ela.
E, por fim, ela incentiva os pais a convidar os filhos para participarem da preparação dos lanches. “Sempre que possível, inclua as crianças no preparo de alguns pratos mais simples. Além delas se divertirem enquanto aprendem sobre o valor dos alimentos naturais, esse momento de integração familiar pode ser importante para os adultos e para os pequenos”, explica.
Confira algumas opções de como montar a lancheira do seu filho com qualidade e aprenda uma receita, retirada do curso Lancheiras Infantis Saudáveis.
Opções de montagem da lancheira:
Opção 1: quatro cookies de cacau integral (que garante as fibras e o carboidrato), três ovos de codorna cozidos (que garante as proteínas) e uma banana (que garante os micronutrientes).
Opção 2: um bolinho de banana integral (que garante as fibras e o carboidrato), dois pedaços de chocolate amargo com amêndoas (a amêndoa fornece a gordura do bem e o cacau desperta o cérebro) e cenoura cortada em palito (que garante os micronutrientes).
Opção 3: dois omeletes assados de vegetais (fornece proteína e micronutrientes), quatro tomates sweet grape e dois espetos de frutas com chocolate 50% ou 70% cacau (garante as gorduras boas e o carboidrato)
Cookies de cacau integral – Foto Divulgação
Ingredientes
– 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 3/4 de xícara de óleo de coco
– 1 xícara de farinha de aveia
– 1/4 de xícara de água
– 1 colher de chá de fermento químico
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de chocolate 50% cacau
– 50g de chocolate em gotas
Modo de preparo
1. Despeje a farinha de aveia, a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo, o cacau em pó, o chocolate 50% cacau, o óleo de coco e uma pitada de sal em uma vasilha e misture com uma espátula;
2. Coloque a água aos poucos e misture;
3. Despeje o fermento e misture a massa com as mãos;
4. Faça pequenas bolas com a massa e coloque na forma;
5. Achate levemente as bolinhas com uma colher e coloque as gotas de chocolate por cima;
6. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 25/30 minutos;
7. Quando o biscoito estiver com um aspecto “quebradinho” e mais seco, está na hora de retirar do forno;
7. Caso ainda esteja cru por dentro quando retirado do forno, volte a assar por mais alguns minutos.
Fonte:
Sobre o Namu Cursos
Namu Cursos é uma startup com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.