Entretenimento na quarentena:
veja conteúdos culturais para consumir em casa
Visitas virtuais a museus, streaming de shows ao vivo, programas de TV e conteúdo infantil estão entre opções em período sem aulas com outras medidas para conter novo coronavírus.
O que fazer em casa? A busca por opções de entretenimento caseiro aumenta com o avanço do novo coronavírus. Várias medidas para conter a transmissão do vírus buscam diminuir o contato social, como cancelamento de aulas e de eventos culturais presenciais.
Além disso, devem ficar isolados todos os casos confirmados e suspeitos, e também viajantes de volta ao país. Com isso, sobe a busca por atividades dentro de casa. Por isso litamos abaixo algumas sugestões:
Museus
A visitação virtual e gratuita a museus, galerias e bibliotecas públicas de todo o mundo são algumas opções para passar esse período. Muitos já ofereciam a opção antes mesmo do surto de coronavírus. Além das páginas de cada instituição, o Google Arts & Culture reúne dezenas de museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte. Com o serviço, o internauta tem a possibilidade de ver obras de renomados artistas e conhecer suas histórias.
O museu vai até você
A Pinacoteca de Brera estará fechada até 3 de abril, mas seu coração continuará batendo e isso se fará virtualmente. Ela não é a única a optar pelo serviço. Localizado em Milão, na Itália, o espaço convoca o público para continuar acompanhando seu acervo através do site.
Alguns museus do Vaticano que contam com parte de seu acervo liberado on-line:
A Galeria Uffizi, em Florença, conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções.
O Museu Arqueológico de Atenas apresenta parte de sua coleção, com fotos e descrições, através de seu site.
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) também conta com um acervo virtual que traz informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do museu.
Museu do Prado, em Madri, conta com uma página especial para explorar suas coleções . O museu, como muitos outros espaços de arte da Espanha, está fechado devido ao coronavírus
Fechado por tempo indeterminado, o Museu do Louvre, em Paris, conta com uma visitação virtual em suas salas e galerias
Além da possibilidade de acompanhar as coleções, a página do Museu Britânico também traz uma loja virtual que permite a compra de réplicas de algumas obras, entre outros objetos.
Com o anúncio de seu fechamento, o Museu Metropolitano de Nova York convidou seus visitantes para a experiência do museu online
A Galeria Nacional de Arte, em Washington, conta com um tour virtual em vídeo com as exposições atuais. Nele, o espaço de arte analisa detalhadamente os destaques da coleção com gravações em áudio e vídeo de palestras de artistas e curadores.
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, São Paulo, tem um tour virtual do espaço em seu site.
Bom passeio virtual. Cuide-se! Proteja-se!
Fonte: G1 Portal de Notícias