Sempre Materna

Os 10 principais cuidados com a saúde dos filhos Covid-19

As 10 principais dúvidas sobre como cuidar da saúde dos filhos em tempos de Covid-19

Dados da Unesco revelam que metade dos estudantes no mundo estão sem aulas por causa da Covid-19. A rotina mudou e a experiência tem deixado muitos pais confusos sobre o que fazer com os filhos. “Se é difícil para nós adultos entendermos que temos que ficar em isolamento social, imagina para as crianças”, pontua a pediatra Patrícia Rezende.

Mas você sabe que cuidados deve ter com seus pequenos? É possível deixar que eles brinquem ao ar livre? Pode chamar algum amiguinho em casa? Veja a seguir o que a Sempre Materna conversou com a pediatra do grupo Prontobaby

Sempre Materna: Pode chamar o amiguinho para brincar em casa?

Dra. Patrícia Rezende: Não é ideal. Sabemos que a maior parte das infecções é assintomática, portanto o amigo pode estar contaminado e ser fonte de transmissão da doença.

 

SM: Pode descer para brincar no playground?

Dra. Patrícia Rezende O problema do “play”, além da aglomeração, são as superfícies contaminadas. O ideal é evitar sair nesse período.

 

SM: E os papais podem levar as crianças para brincar em praças?

Dra. Patrícia Rezende O caso das praças é o mesmo do “play”. A criança pode encostar em alguma superfície que esteja contaminada e levar o vírus para casa.

 

SM: É preciso higienizar os brinquedos com álcool? Com que frequência?

Dra. Patrícia Rezende Limpar diariamente todos os brinquedos com álcool antes de a criança brincar é uma boa estratégia. O vírus sobrevive por até três dias em materiais de plástico.

 

SM: O que a criança deve consumir para aumentar a imunidade?

Dra. Patrícia Rezende Ela deve ter uma dieta variada e colorida para ajudar a manter a imunidade em alta. É super importante que ela seja rica em zinco, selênio, antioxidantes, vitamina C, vitamina E, Ômega 3 e probióticos

 

SM: Os pequenos podem usar máscara e, assim, visitar os avós?

Dra. Patrícia Rezende Agora é o momento de evitar visita aos avós. Se for impossível evitar o contato, pode-se usar máscara e lembrar de higienizar bem as mãos antes do contato.

 

SM: Quando chegamos da rua por um compromisso importante, como uma visita ao pediatra, devo botar toda a roupa e calçados para lavar?

Dra. Patrícia Rezende Deve-se tirar o calçado antes de entrar em casa, tirar toda a roupa usada na rua ainda na lavanderia e coloca-la para lavar. Em seguida, tomar um banho ou, se não for possível, higienizar muito bem as mãos e os braços até a altura dos cotovelos.

 

SM: Se a mamãe tem um filho pequeno, e, por isso, leva as mãos à boca com muita frequência. O que ela deve fazer?

Dra. Patrícia Rezende Manter as mãos do bebê sempre limpas e manter a casa sempre higienizada. Uma boa dica é usar hipoclorito (água sanitária) para higienizar o chão diariamente, pois ele mata o vírus.

 

SM: Chupetas e mamadeiras também devem ter reforço na esterilização? Como?

Dra. Patrícia Rezende As mamadeiras, preferencialmente, devem ser esterilizadas antes de cada uso, e as chupetas, diariamente. A esterilização deve ser feita fervendo o bico da mamadeira ou chupeta por cinco minutos em uma panela com água ou no microondas com esterilizador.

 

SM: Como explicar para as crianças, principalmente as mais novas, a importância da higiene nesse momento e a quarentena que nos obriga a não sair de casa?

Dra. Patrícia Rezende: Não dá pra esconder a situação dos nossos filhos. É importante passar a mensagem, aproveitando a oportunidade para estabelecer um diálogo sincero e informativo. Deve-se esclarecer que é hora de adotar todas as medidas de prevenção e exercer o cuidado para que isso passe o quanto antes. Para os menores, é importante transformar essa conversa em algo lúdico, com desenhos e brincadeiras. Viralizou uma que se usa tempero, água e detergente para mostrar a importância do lavar as mãos. O tempero faz o papel do vírus na água e o detergente o repele. Basta fazer a busca que as mamães e papais encontrarão até personalidades usando esses exemplos com seus filhos. Essa forma animada faz a criança entender a importância de lavar as mãos para espantar os “bichinhos”.