Sempre Materna

Chocolate combina com saúde?

uhnnnn

 

O ovo de chocolate encanta crianças e adultos. É só mostrar-lhes uma barra de chocolate para ver o sorriso no rostinho delas, tem ovos para todos os gostos: recheados, trufados, ao leite, com brinquedos.

A primeira coisa que se deve levar em conta é que o chocolate adequado para a criança, já que as crianças com sobrepeso ou diabetes não é recomendável devido ao seu alto conteúdo em calorias e açúcar. Além disso, se a criança tem problemas de prisão de ventre, tão pouco ela deveria comer chocolate devido a este favorecer os processos de prisão de ventre. Controle!

Conheça os benéficos para a saúde

O chocolate é produzido a partir das sementes de cacau. Em processo industrial, são misturadas ao leite e ao açúcar, aquecidas e moldadas, chegando ao mercado em formato de barra. O chocolate escuro é rico em flavonóides, epicatequina, fenóis e ácido graxo, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

O chocolate branco é o mais calórico e que tem mais gorduras ruins. O uso saudável do chocolate deverá o meio amargo ou amargo, pois, tem menos açúcar e não tem lactose. O chocolate tem magnésio, outra substância presente nas barras, ajuda a aliviar a ansiedade e a manter o bem-estar. Contém vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate.

Principais benefícios do chocolate amargo:

– Contribui para a boa saúde do coração, pois promove um fluxo adequado de sangue;

– Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos.

– Ajuda na manutenção do bem-estar e do bom humor.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo, basta comer um quadradinho de chocolate por dia, pois quando consumido em excesso, pode aumentar consideravelmente o peso e ter dores de barriga, principalmente se for ao leite. A substância básica do chocolate é o cacau. Rico em flavonóides e antioxidantes, que traz os seguintes benefícios para a saúde:

 

  • Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
  • Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  • Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  • Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  • Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  • Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  • Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  • Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  • Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.

 

Mas pera lá, tudo com equilíbrio nada de exagerar, o cacau em pó pode ser encontrado em lojas de suplementação e produtos naturais. Poderá ser utilizada em vitaminas de frutas e na própria fruta natural. Busque sempre a melhor versão

 

 

Fonte: www.folhape.com.br