Motivos para a baixa produção de leite materno
Poucas mães têm dificuldade em produzir leite materno suficiente devido a motivos médicos, como:
- Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto).
- Histórico de síndrome do ovário policístico, diabetes, distúrbios da tiróide ou outros distúrbios hormonais. Às vezes, as mães com essas condições têm baixa produção de leite.
- Hipoplasia mamária, uma condição médica rara em que não há tecido glandular mamário suficiente.
- Cirurgias mamárias anteriores ou traumatismo da mama – embora muitas mães que fizeram cirurgia amamentem com sucesso.
- Se alguma dessas condições for o seu caso, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.
Como funciona a produção de leite materno
Assim que seu leite desce, os seios começam a produzir leite seguindo o processo de “oferta e procura”. Cada vez que é removido leite, seja pelo bebê ou por extração, seus seios produzem mais, por isso, dar mamadeira de fórmula pode reduzir sua produção de leite – seu corpo não recebe a mensagem para produzir mais, por não haver remoção de leite da mama.
A forma como seu bebê mama também afeta a produção. Quanto maior a frequência e a eficácia da amamentação, mais leite você produz. Se o bebê não ingerir leite suficiente durante a mamada, é essencial extrair regularmente para proteger sua produção. Confira mais conselhos abaixo.
Fonte: medela.com.br