Quando o bebê ainda é pequenininho, uma das partes mais sensíveis de seu corpo, sem dúvidas, é a pele. E os pais de primeira viagem geralmente têm várias perguntas sobre como cuidar da região, afinal, além da sensibilidade, a pele de um recém-nascido é de 20 a 30% mais fina que a nossa e acaba ressecando com facilidade.
Para te ajudar nessa tarefa aí em casa, separei dicas de cuidados essenciais com a pele do bebê, para manter o seu filho limpinho e hidratado!
Esteja com as suas mãos sempre limpas: antes de higienizar o filho, seja no banho ou em uma troca de fraldas, tenha o cuidado de estar com as suas mãos bem limpas. Esse detalhe é fundamental porque os pequenos são mais sensíveis e ainda estão com o sistema imunológico em formação, então é legal manter possíveis contaminações bem longe!
Não exagere no banho: 10 minutos costumam ser suficientes para o banho do bebê. Também é importante prestar atenção à temperatura da água, que deve estar morna, e não muito quente, para não ressecar a pele. Para evitar que o pequeno pegue friagem, deixe o ambiente do banho bem fechadinho, de modo que não entrem correntes de ar.
Mantenha a pele sequinha: a pele do recém-nascido tem uma tendência grande a perder água, justamente porque é fina. Isso pode acontecer também pela transpiração: por isso, fique de olho no suor do pequeno, e evite que ele fique suado por muito tempo (porque dessa forma podem aparecer as temidas brotoejas). Coloque roupas frescas e dê um banho sem sabonete, apenas com água, para refresca-lo sempre que necessário.
Limpe bem a região íntima: a região íntima exige cuidados diferentes para meninas e meninos. De maneira geral, é importante fazer a troca frequente de fraldas, limpar cocô com água e sabão e deixar a pele bem sequinha antes de colocar a fralda limpa. Eu conto com mais detalhes como fazer a limpeza delas nesse post e deles nesse outro aqui.
Higienize o umbigo com cuidado: não dá para falar da pele do recém-nascido sem citar o umbigo. E é importante que os pais tenham cuidados especiais com essa região mesmo, para evitar inflamações e infecções. O segredo é usar um cotonete e, com bastante delicadeza, ir retirando a sujeira aos poucos depois do banho. Veja um passo a passo bem completinho aqui.
Tire as sujeirinhas das orelhas (mas não dos ouvidos): mais uma parte do corpo do bebê que os pais devem limpar depois do banho são as orelhas, especialmente as dobrinhas onde a sujeira fica acumulada. Para isso, use um cueiro umedecido com água morna. Já o ouvido é “autolimpante” e não precisa da nossa interferência.
Fonte: mildicasdemae.com.br