Os avanços da medicina e da ciência acontecem a passos largos. Uma das áreas de grande destaque é a Medicina Regenerativa, que tem como foco principal as Células-Tronco. Quem hoje em dia não sonha em ter uma vida saudável e viver por muitos anos? Pois bem, as células-tronco são capazes de reparar lesões e curar doenças. Por serem jovens e muito imaturas, possuem uma grande capacidade de se transformarem em muitos tipos de tecidos que formam nosso organismo (pele, nervos, ossos, musculo liso, cartilagem, gordura, entre outros). O uso terapêutico das células-tronco de cordão umbilical para regenerar órgãos e tecidos lesados, promovendo maior longevidade com qualidade de vida, vem sendo muito estudado em centros de pesquisa de todo mundo. .
Muitos pais ainda têm dúvidas sobre o potencial e importância de se armazenar as células-tronco dos filhos. Esperança de cura para diversas doenças degenerativas, devem ser coletadas no momento do parto e podem ser utilizadas por toda família.
Se a família estiver crescendo, este é o momento ideal para pensar sobre o assunto. Por isso, respondemos às duas mais importantes questões sobre o assunto com a consultoria do Centro de Criogenia Brasil – CCB.
Sempre Materna: Afinal, o que são células-tronco?
Centro de Criogenia Brasil: Célula-tronco ou célula mãe é uma célula indiferenciada, capaz de se autorenovar e de se transformar em vários tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por isso, elas são capazes de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos. O procedimento no qual estas células são utilizadas em tratamento chama-se TERAPIA CELULAR.
Sempre Materna: Mas quando deve ser feita a coleta das células-tronco?
Centro de Criogenia Brasil: É no momento do parto que se obtém o sangue e o tecido do cordão umbilical. O sangue do cordão umbilical é transferido para uma bolsa coletora sem causar qualquer risco à saúde da mãe ou do bebê e sem interferir nos procedimentos obstétricos. O tecido é coletado após a retirada do sangue do cordão e é transferido para um tubo coletor, com meio apropriado. Nossa equipe especializada é acionada momentos antes do parto e realiza a coleta que dura em torno de 3 a 5 minutos.
Sobre o CCB
O CCB é uma empresa dirigida por médicos, fundada em 2003 com o objetivo inicial de coletar e realizar a criopreservação das células-tronco do sangue do cordão umbilical. Em 2013 o CCB se tornou um Centro de Processamento Celular (CPC) especializado em: coletar, transportar, processar, expandir e criopreservar as células-tronco de diversas fontes com máxima eficácia e segurança, através da excelência em ética, tecnologia e gestão, visando garantir total qualidade quanto a utilização destas células. Saiba mais em www.ccb.med.br