O nascimento do novo membro da família é um marco importantíssimo para familiares e amigos. Todos querem estar presentes para celebrar esse momento. Entretanto é prioritário reconhecer o período como delicado, de descobertas e adaptações dos pais às necessidades do recém-nascido.
É fato que há horários que são mais convenientes para visitas ainda na maternidade. Consideramos o período da tarde o melhor momento, pois durante a manhã a maioria dos procedimentos médicos é realizado com os pacientes, como banho e coleta de exames. À noite sugerimos que seja importante garantir o descanso da mãe e, principalmente, do filho, que deverá ser estimulado a dormir ao anoitecer.
Cautelas
A lavagem de mãos, precedida de retirada de adornos, como anéis e relógios, que dificultam a completa higienização, é fundamental. Mesmo assim, é recomendável segurar a criança no colo apenas com o consentimento dos pais.
O ideal é que as visitas à maternidade sejam restritas aos familiares mais próximos. Após o período de adaptação em casa, mamãe, papai e bebê estão prontos para receber a todos. Não se esqueça que o descanso é essencial, tanto para a mãe quanto para o bebê, portanto, o número grande de pessoas ou a longa permanência pode interferir negativamente nesse processo. O ideal são grupos pequenos de pessoas e em um período de tempo razoável.
Dica de ouro: estiver resfriado ou com qualquer infecção viral adie o encontro. Lembre-se que a imunidade do recém-nascido ainda é baixa e não garante a proteção completa.
Presentes
A família pode ser presenteada com kits de produtos para cuidados higiênicos, roupinhas, livros ou revistas. O importante é que não sejam presentes muito volumosos. Caso o item escolhido seja de grande volume, mande entregar em casa ou leve quando for conhecer o quartinho do bebê em uma visita posterior.
É comum as visitas presentearem com flores nesta fase. Mas este item pode acarretar ao recém-nascido algum tipo de processo alérgico e representar risco de microorganismos prejudiciais à saúde da mãe.
Beijos e abraços
Não faça isso! O RN além de não ter o seu sistema imunológico totalmente adaptado ao ambiente, tem a pele bastante sensível, desencadeando possíveis alergias ou irritações, devido esse contato físico.
Limites
Os pais precisam ser, à medida do possível, bem claros ao demonstrarem suas restrições e fornecendo as informações pertinentes. Sem dúvidas, orientações quanto ao comportamento e higiene são fundamentais. Acreditamos que dar limite é uma das funções do papai já que a mãe, na maioria das vezes, está envolvida demais com a atenção e amamentação do pequeno.
Em tempos de pandemia ou pós-pandemia, os cuidados devem ser redobrados e as visitas serem repensadas. Que tal aguardar um sinal verde dos pais após a adaptação do RN e da nova família? Lembre-se que o bebê não vem com manual de instruções e que papai e mamãe precisam conhecê-lo e decifrá-lo.