Sempre Materna

Nunca é cedo para começar

2

A leitura é, sem dúvidas, um dos mais importantes hábitos para cultivar nos pequenos. A interação com livros abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo e apoia o aprendizado escolar, proporcionando o prazer de desbravar novos mundos pela imaginação.

Segundo a educadora e pesquisadora do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Ana Vasconcellos, dentre os muitos pontos que ressaltam a importância da leitura, o desenvolvimento das habilidades de interpretação textual, da escrita e criatividade se destacam. “A criança que lê, possui mais conhecimento do mundo e habilidade fundamental no contexto escolar. Sem a leitura, o desempenho nas demais disciplinas estudadas pode ser comprometido”.

Quanto mais cedo os pequenos vivenciam com palavras de variados campos semânticos e fonéticos, mais repertório ela terá, tanto em suas conversações, quanto no ambiente escolar. Consequentemente, essa criança também terá boas habilidades ortográficas e desenvolverá sua escrita de forma mais completa, uma vez que terá abundância de visualização das palavras e familiaridade com formações textuais adequadas ao padrão normativo da língua.

A pesquisadora ainda destaca que a criatividade é imprescindível. “Bons livros estimulam a imaginação, aguçam a atenção aos detalhes das narrativas e ao som rítmico das palavras. Tudo isso gera riqueza de ideias e, portanto, um melhor aproveitamento na escola”.