O livro Planeta Ice de Valeria Bijos, é baseado na experiência pessoal da autora, que passou alguns anos de sua vida viajando com a família por causa do trabalho do casal. Eles viviam se mudando e moraram em países como Emirados Árabes (Dubai), Líbia, Estados Unidos e Ilha de Malta. Com isso, sua filha Zuleica, hoje com oito anos, se sentia “perdida” e “sem raízes”, já que ficava muito tempo longe da família e dos amiguinhos. Ou seja: a maior parte dos vínculos afetivos que a menina estabelecia era de curto prazo.
Foi então, com a chegada ao Brasil em 2012, que a autora percebeu o quanto as mudanças de casa afetaram a filha, que desenvolveu, por isso, certo medo social. Por exemplo: a menina não queria participar de nenhum evento da escola, comparecer a aniversários de amiguinhos e nem mesmo viajar nos finais de semana. Ou seja, ela somente se sentia segura dentro de sua casa. Ao perceber isso, a mãe Valeria Bijos resolveu escrever um livro para ajudá-la a superar o problema. “Pensei em escrever uma história infantil como alternativa à terapia, porque como mãe, ninguém melhor do que eu para ajudá-la a driblar esta fase”, diz a autora. “Todos que tiveram contato com essa história ficaram encantados e a publicação do livro contando a história do Planeta Ice surgiu naturalmente”, finaliza.
A autora sempre teve uma afinidade muito grande em relação à arte (desenhos e contos). Assim, imaginou uma forma lúdica onde as cores fazem um papel importante no universo do sentimento das crianças. Planeta Ice gira em torno de uma alienígena chamada Gelinha, habitante de um lugar todo branco e gelado, cujos habitantes eram conhecidos como Ice-dudes e Ice-dudetes. Esses habitantes só conheciam a cor branca, não podiam brincar, ouvir música ou ter amigos, por isso eram muito tristes. Inconformada com a realidade de seu planeta, Gelinha sai pelo mundo em busca de alegria. Foi então que ela encontrou um caminho repleto de pegadas coloridas, que lhe chamou atenção. Ao segui-las, deparou-se com a maior aventura de sua vida.