Sempre Materna

Algumas dicas para os pais escolherem a escola dos filhos

escola

A poucos dias da volta às aulas, há pais que ainda não decidiram com seus filhos em qual colégio o estudante irá cursar. Nem sempre se trata de uma decisão fácil, pois há uma série de requisições, tanto de pais, como de alunos, diante de escolas que, apesar de terem igualmente o propósito de ensinar e cumprir o currículo de políticas educacionais, contam com inúmeras peculiaridades.

Para Tania Fontolan, diretora do Sistema Anglo de Ensino, ainda há tempo de fazer boas escolhas, mas é preciso ir direto ao ponto e se atentar a algumas dicas fundamentais. Veja abaixo quais são os aspectos principais e o que fazer antes de optar pela instituição:

1) Proposta pedagógica 
É a identidade de uma escola, com diretrizes, linha de ensino (Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf etc.).  Todo estabelecimento de ensino deve ter a proposta pedagógica formalizada em um documento, que pode ser solicitado pelos pais quando fizerem suas visitas.

2) Qualidade do corpo docente
Boas escolas são feitas essencialmente com bons professores. Veja quem são e quais suas titulações, se permanecem um bom tempo na casa, se participam de Congressos para atualização.

3) Material utilizado
Seja por um sistema de ensino ou por meio de livros didáticos, verifique a qualidade do material no mercado, como é visto, quais os seus resultados e características.

4) Opinião dos outros pais

Se você pretende ser um cliente da escola, nada melhor do que falar com os outros clientes. Converse com conhecidos, procure saber sobre índices de satisfação, veja os pontos fortes, os pontos fracos e como os filhos desses pais estão habituados no dia a dia do colégio.

5) Afinidade com a família
Os pais devem levar em conta os valores da escola com os seus valores. Por exemplo, estabelecimentos com características mais disciplinadoras serão mais rígidos, assim como os mais liberais serão mais flexíveis durante o ano.

6) Estrutura física
As dependências das escolas mostram se há cuidado e se há condições de proporcionar aos alunos as propagandas que elas fazem. Ao visitar uma escola, verifique não só as salas de aula, mas as outras instalações.

7) Programas complementares
Toda escola deve cumprir minimamente o currículo do MEC. Porém, programas extras, como empreendedorismo e jogos de raciocínio, como o xadrez, desenvolvem habilidades para a melhora acadêmica do estudante.

8) A opinião do aluno
Em todas as fases do processo, procure identificar a opinião de quem de fato irá estudar, o seu filho. Da mesma maneira que ele não pode decidir sozinho, os pais também não devem decidir apenas com a sua percepção. Estar feliz é o primeiro passo para o aluno começar bem.

Fonte: Sistema Anglo de Ensino