Sempre Materna

Volta às aulas: cuidados com piolho é fundamental

piolho

Período é de atenção com a saúde das crianças.  Pente com haste de aço apresenta maior eficácia na limpeza dos fios

As aulas estão de volta e uma das preocupações dos pais e professores é a proliferação dos piolhos entre os estudantes. O contato diário entre as crianças é a principal forma de contágio e transmissão do piolho, que se torna mais comum nesta época do ano.

A prevenção ainda é a forma mais eficiente de manter os pequenos longe do problema.  Segundo a pediatra, Gabriele Ulmer, os pais devem examinar a cabeça de seus filhos semanalmente. “É importante utilizar um pente fino todos os dias e em todos os membros da família, principalmente se a escola indicar a existência do contágio por outras crianças”, explica a médica.

Para Gabriele, o pente fino é o meio mais eficaz de retirar os piolhos e as lêndeas do cabelo das crianças. Isso porque, muitos parasitas já estão resistentes a produtos usuais como os xampus, que podem irritar o couro cabeludo e apresentar componentes tóxicos.

Também à as medicações via oral.  As substâncias eliminam os piolhos, porém não alcançam as lêndeas, ovos do parasita, que ficam presos em todo o comprimento dos cabelos. Estes ovos dão vida a novos piolhos, que acabam reinfestando a cabeça das crianças.

 

Diga não às receitas caseiras

 A pediatra, Gabriele Ulmer, alerta para os riscos de receitas caseiras muito indicadas por familiares, professores e também na internet. “Tratamentos inventados em casa não são efetivos e podem ser muito perigosos para a saúde de toda a família”, completa.

A médica finaliza que a prevenção e os cuidados são muito importantes, já que o piolho pode trazer complicações como dermatites com lesões que são visíveis na nuca e até escoriações.

 

Dicas contra o piolho

  • Evite o contato direto cabeça/cabeça. Essa é a forma mais comum de pegar piolho;
  • Não compartilhe objetos como pentes, bonés, roupa de cama, entre outros. Lave-os com água quente para evitar a contaminação;
  • No caso de cabelos compridos, mantê-los sempre presos;
  • Examine o cabelo de toda a família semanalmente.

 

Fonte:Lolly