Cuidados que as gestantes devem tomar durante o feriado mais gostoso do ano.
Verdade seja dita: o chocolate é uma das maiores paixões das mulheres. Com a chegada da Páscoa fica ainda mais difícil resistir à tentação de degustar as inúmeras variedades de ovos e chocolates disponíveis no mercado, ainda mais quando a mamãe está gestante e cheia de desejos. Porém, vale lembrar que é preciso tomar cuidado para que o consumo não seja exagerado, prejudicando a saúde do bebê e da própria mãe.
Um dos principais problemas que podem surgir durante a gravidez e que pode se agravar com a ingestão excessiva de açúcar, é o diabetes gestacional, que pode surgir também após o nascimento do bebê. O quadro geralmente aparece na segunda metade da gestação e, na maioria dos casos, os principais sintomas se confundem com os normais da gravidez, como a fadiga, sonolência, aumento do volume urinário e sede.
É importante a gestante sempre manter uma dieta saudável a partir do planejamento da gravidez para evitar problemas de saúde e um ganho de peso acima do recomendável. A recomendação é que a dieta seja bem equilibrada e deve-se tomar cuidado com as quantidades das refeições e, principalmente, do açúcar. O recomendável é ingerir pequenas porções a cada 3 horas e ingerir bastante água.Outra dica que pode ajudar as mamães a passar uma Páscoa tranquila e sem sofrimento é apostar no chocolate meio amargo, que possui menos gordura e mais cacau. O alerta também serve para as mulheres que ainda estão amamentando. O alto consumo do chocolate pode afetar a saúde do bebê através do leite, o que pode ocasionar cólica ou desconforto nos pequenos.
Fonte: Bayer HealthCare – Bepantol® Mamy / Noticeria