Sempre Materna

ARRAIAL DO ESPAÇO DE LEITURA TEM JOGOS COM OBJETOS MÁGICOS E FOLIA JUNINA

 C0xz6ez2-6Dtj-_Z7vVxdIM7e0Egk3gsd8qgEH2HwgY

A programação de junho vem embalada pela magia da exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos”, festa e muitas atrações culturais

 

O Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), apresenta sua programação de junho que vai explorar os objetos mágicos da literatura dos quatro cantos do mundo.  Além da exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos”, (de 13/06 a 30/08), teremos jogos interativos, espetáculos infantis nas tardes dos finais de semana e, no dia 28 de junho, uma festa junina que fecha o mês com uma folia de arrasar.

 

Neste final de semana, a animação fica por conta da Cia. Duo Encantado. No sábado (6), às 15h, o grupo traz o espetáculo HISTÓRIA COM FITAS, onde uma caixinha de música adornada com fitas coloridas é o convite para que a plateia relembre memórias por meio dos contos de fadas. A contadora, Rosita Flores, convida algumas pessoas do público para retirar uma fita colorida da caixinha e dizer o que a cor representa para ela. A partir daí, uma narrativa se desenrola misturando os elementos trazidos pelo público.

 

E na tarde do domingo (7), às 15h, a Duo Encantado volta com CAUDA DE SERPENTE, ASAS DE DRAGÃO.  Baseado no livro de mesmo nome, a narração explora o dia a dia de crianças e sua relação com diferentes adultos que têm como papel cuidar delas, como pais, tios, babás e avós. Misturando realidade e fantasia, os contos são cheios de situações inusitadas e divertidas sobre a relação entre pequenos e grandes.

As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. Além da programação especial, o Espaço de Leitura oferece aos frequentadores um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques com temas para a garotada ler e se divertir. Entre eles estão a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros” que traz também jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JUNHO

 

Sábado, 6

15h | Narração de histórias

HISTÓRIA COM FITAS

Com Cia. Duo Encantado

Domingo, 7

15h | Narração de histórias

CAUDA DE SERPENTE, ASAS DE DRAGÃO
Com Cia. Duo Encantado

Sábado, 13

15h | Narração de histórias

ENCANTARIAS AFRO-BRASILEIRAS

Com Tininha Calazans

A brisa que sopra do Atlântico traz algumas histórias mágicas da África, nosso continente irmão. Pessoas que nascem de ovos, de árvores; nomes, palavras e versos que protegem quem os diz; pessoas transformadas em plantas ou bichos por artes do encantamento; animais que falam e protegem quem com eles é gentil; objetos mágicos que atendem pedidos de seus guardiões; irmãos que salvam irmãos das maldades de seres malvados; animais mágicos que trazem a fartura; instrumentos que tocam por artes do coração.

 

Domingo, 14

15h | Narração de histórias

FIOS DE HISTÓRIAS

Com Tecelagem Grupo de Teatro

A partir de adaptações recolhidas de autores como Ana Maria Machado e Câmara Cascudo, o espetáculo narra histórias do universo feminino. Jovens meninas e princesas, que têm em comum garra, astúcia e sabedoria. Histórias de reinos encantados e aventuras de guerreiras do tempo do Era uma vez.

Sábado, 20

15h | Narração de histórias

 MALA LIVRO E SUAS HISTÓRIAS

Com Cia. Malas Portam

A companhia convida a todos para uma viagem ao mundo encantado dos livros que vivem em uma mala! Depois de apresentada ao público, a mala é aberta e os contadores escolhem e compartilham algumas das histórias que existem nela. Neste momento, as palavras ganham vida e flutuam pelo Espaço entre olhos, ouvidos e narizes atentos.

 

Domingo, 21

15h | Narração de histórias

VIAJANDO COM A MALA TRECO

Com Cia. Malas Portam

Três viajantes chegam com suas bagagens. Junto deles uma mala chama a atenção. Assim, as histórias saem de dentro da “mala treco”: um barbante que se transforma em várias figuras ajuda a contar a história “O sonho da minha mãe”; um som maluco traz o cientista Dr. Kakaiovski, que adora falar de suas experiências científicas; e para fechar o encontro, a história cantada “Na beira da lagoa”, tem o auxílio de um inusitado instrumento de sopro feito de garrafa pet.

 

Sábado, 27

15h | Teatro de bonecos

O CORONEL E O CURUPIRA

Com Teatro Por Um Triz

Em um lugar no interior do Brasil, vive um coronel muito mandão que, Como tantos coronéis, acha que pode mandar em todo mundo. Ele deseja que sua filha Ritinha conquiste um noivo rico, mas ela já está apaixonada por um pobre marinheiro. Para ajudar o casal, o lirismo, a festa e o lado alegre e misterioso do imaginário popular são representados pelo bumba meu boi, saci, cuca e curupira, que vão interferir nas aventuras do casal.