Com o tempo chuvoso e baixas temperaturas, é preciso transferir as brincadeiras para dentro de casa. Especialista dá dicas de quais brinquedos são mais indicados para essas atividades
Quem tem filhos pequenos sabe que o inverno é uma das piores épocas do ano para eles. Com o tempo normalmente mais chuvoso, os pais precisam ter criatividade para mantê-los animados com brincadeiras dentro de casa. Em algumas regiões do país fica bastante frio e a chuva não dá trégua, o que impossibilita as brincadeiras no jardim ou um passeio no parque por muitos dias.
Mas não é porque a temperatura diminuiu que os pequenos têm que se divertir menos. E o mais importante: a família inteira pode brincar junto. Mesmo os pais mais ocupados devem dedicar um tempo para brincar com os pequenos. Esse hábito faz bem a todos, tantos às crianças quanto aos adultos. Além disso, estimular as brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento do seu filho, porque importantes habilidades motoras, cognitivas, sociais e de linguagem, são expandidas durante essas atividades.
Por isso, Bruna Leal, da Calesita Brinquedos, listou algumas brincadeiras que podem ser feitas em família dentro de casa em um fim de semana. “Para as crianças menores, blocos de montar , que estimulam a criatividade das crianças. A família pode construir uma mini cidade, com casas, prédios, carros, aviões e tudo o que a imaginação permitir. Para a coordenação motora, também são indicados brinquedos com formas geométricas para encaixar”, diz.
Já para as maiorezinhas, a dica é brincar de casinha. Criança adora, ainda mais quando um local é preparado para o momento, com uma cabaninha feita com lençol. “Dá para reservar um espaço para a cozinha, com pratinhos, panelas e talheres plásticos. Também dá para aproveitar a cabana para brincar de mercado ou, ainda, fazer lanches”, indica.
A hora de cozinhar também pode ser em família. As crianças ajudam os pais. E quando a chuva para e o sol reaparece, a sugestão é levar os filhos ao parque, que é sempre garantia de diversão. A dica é deixar o veículo em casa e ir caminhando.
E que tal finalizar o fim de semana com um cinema em casa? “É só espalhar almofadas e cobertas pela sala, fazer uma pipoca, apagar as luzes e aumentar um pouco mais o volume da televisão”, conclui Bruna.
Fonte: Calesita Brinquedos – Melz Assessoria de Imprensa