Preocupação das mães é oferecer opções saudáveis aos filhos enquanto estiverem na escola.
Com a volta às aulas, as mães voltam a uma de suas principais preocupações: o que colocar na lancheira dos filhos.
O ideal, segundo a nutricionista Mirella Pasqualin, é que os alimentos que componham a lancheira contribuam para o crescimento saudável e desenvolvimento físico da criança em idade escolar. Por isso, na hora de preparar o lanche de seus filhos, as mães devem levar em conta opções mais naturais e de fácil preparo.
Vitaminas e minerais devem ser os principais aliados das mães, que precisam pensar em alternativas para despertar na criança a vontade de consumir alimentos mais saudáveis. “É comum que as crianças não consumam a variedade e quantidade de alimentos que precisam diariamente para uma nutrição completa. Dados de uma pesquisa realizada mostram que 33% das mães brasileiras dizem ter ao menos um filho seletivo em sua alimentação, os chamados picky eaters”.
Refrigerantes devem ser evitados e a opção é substituí-los por água, água de coco, chás ou sucos de frutas naturais (acondicionados em garrafas térmicas próprias para lancheiras).
Algumas trocas simples também deixam os lanches mais nutritivos. Bolachas recheadas podem ser trocadas por biscoitos integrais ou caseiros e sanduíches a base de maionese podem ser substituídos por lanchinhos com fatias de queijo ou ricota com cenoura e alface. “Os lanches devem conter uma porção do grupo dos pães, uma do grupo do leite e uma do grupo das frutas. Bons exemplos de lanches são: bisnaguinha + queijo + suco 100% frutas; bolo simples + leite batido com fruta; leite + biscoito sem recheio + fruta”, sugere Mirella.
A nutricionista ressalta que é preciso preparar uma lancheira atrativa, recheada de alimentos saudáveis, mas que, ao mesmo tempo, agrade o paladar exigente da criançada. “É interessante unir alimentos de diferentes grupos alimentares, que auxiliarão a manutenção da saúde, promovendo energia e diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo e à realização de atividades do dia”, explica.
Fonte: Sustagen / Mead Johnson Nutrition e a nutricionista Mirella Pasqualin – Approach Comunicação Integrada