Grávida de 7 meses e meio de seu primeiro filho, Benjamin, a jornalista Glória Vanique, apresentadora do Radar SP, no Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, é a madrinha da campanha #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), edição 2015. Ela conta que até gosta de beber uma cervejinha ou um vinho com os amigos, esporadicamente. Mas, desde que passou a ter a companhia do filho, decidiu parar com tudo, para garantir que ele não corra riscos desnecessários e nasça com muita saúde.
“Há quem diga que sou radical, que uma tacinha de vinho não faz mal. Alguns mais velhos inclusive indicam “beber cerveja preta para ajudar a dar leite”. Porém, pesquisando sobre o assunto, ouvi de muitos médicos que o feto demora duas vezes mais pra eliminar o álcool do que a mãe, ou seja, quando a gente começa a ter aquela leve sensação do álcool no nosso corpo, o bebê já está sentido os efeitos faz tempo. Além disso, existem sequelas que ainda são estudadas, como parto pré-maturo e problemas na formação do bebê”.
A campanha #gravidezsemalcool contra a SAF visa conscientizar as futuras mamães sobre o risco da ingestão de álcool durante a gestação. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.
“Pra que arriscar?, pondera Glória Vanique. “São só 9 meses. E, vamos combinar, que deixar de ingerir álcool neste período está longe de ser um sacrifício. Pelo contrário, é pensar na formação do bebê, que depende muito do que a gente come e bebe ao longo da gestação. Qual a mamãe que não quer ter um bebezinho cheio de saúde? Por isso, na hora do encontro com os amigos, os sucos ou coquetéis sem álcool são uma boa pedida! Depois, a gente vai ter muito tempo pra comemorar, ao lado de um bebê pra lá de saudável!
Fonte: Acontece – SAF