Estratégia pedagógica para alunos de 1 ano a 5 anos deve envolver profissionais qualificados e combater a ideia de que a criança pequena não necessita de aprendizado de qualidade nos primeiros anos de vida
1- Atenção ao número de alunos por sala. Classes com 35 alunos e somente um professor interferem na eficácia do ensino dedicado aos pequenos. O ideal são 20 alunos por sala e no mínimo dois professores presentes.
2- É na educação infantil que se abrem as melhores oportunidades de a criança ter estimulada a assimilação de diversas linguagens, tendo em vista sua evolução nos ciclos seguintes da aprendizagem.
3- Muitas práticas da educação infantil ainda se preocupam mais com os cuidados básicos necessários às crianças, e bem menos com a educação delas. É um equívoco, além de preconceito, acreditar que criança pequena não aprende muita coisa.
4- Cuidado, portanto, ao matricular seu filho em escolas que não contam com uma proposta pedagógica clara.
5- O professor da educação infantil tem de estudar bastante, saber matemática, geografia, artes plásticas, música. Tudo isso é indispensável para sua interação com a criança.
6- A escola deve estimular a capacidade de reflexão de seus professores e produzir registros escritos e fotográficos de atividades, matérias-primas para pesquisas e estudos de suporte ao ensino, que ajudam o grupo pedagógico a entender mais sobre como as crianças se relacionam.
7- O projeto pedagógico tem de ser conduzido por uma equipe com formação continuada, incluindo assessoria de profissionais especializados em diferentes áreas.
8- Observe se a escola oferece ambiente adequado ao protagonismo do aluno: ambientes provocativos, criados para a criança questionar experiências e expressar-se à sua maneira, sem que seja podada.
9- Crianças não aprendem dissociadas de um momento histórico e de uma cultura. É indispensável haver na proposta pedagógica a interação entre cultura e educação infantil, pela bagagem que o educador leva à sala de aula: criação de eventos temáticos como semanas literárias e de artes plásticas, mostras culturais, sessões musicais e outros.
10 – Pesquise se a escola valoriza as diferentes maneiras de brincar, independentemente da faixa etária dos alunos e se promove intercâmbios com as famílias e entre os alunos que estudam em diferentes séries ou níveis de ensino.
Fonte: Maria Antonieta Giovedi, diretora de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade.