Exercícios aquáticos trazem muitos benefícios
à respiração e desenvolvimento dos pequenos
As crianças desta geração já nascem superativas e cheias de energias. E para exercitar os “pequenos” e liberar as energias, nada melhor que ingressar os filhos na natação para nadar feito um peixinho! O que muitas mamães não saibam, talvez, é que a natação é um esporte que não tem contra indicação e que sua prática traz muitos benefícios, principalmente, na respiração e propicia no aumento da resistência.
A natação infantil pode começar a partir dos seis meses de idade ou quando o bebê se liberta das fraldas. A prática auxilia o desenvolvimento dos pequenos, antes mesmo da criança dar seus primeiros passos fora d’água.
As aulas são feitas sempre com supervisão das mamães para que a criança se sinta segura e comece a acompanhar o ritmo do próprio corpo. “O bebê passa por várias etapas que estimulam os sentidos motores, visuais, auditivos e verbais”, explica Fábio Munhoz, coordenador da academia Top Spin. A piscina deve estar, no mínimo, a 32 graus e a atividade não deve passar de meia hora. “Esse período é recomendável e deve ser respeitado, evitando que o bebê sinta frio e cansaço físico”, reforça o coordenador.
Benefícios na natação para bebês:
- Estimula o apetite
- Melhora na coordenação motora
- Melhora noções de tempo e espaço
- Prepara para o auto-salvamento
- Aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular
- Tranquiliza o sono
- Previne contra doenças respiratórias
Fonte: Sempre Materna