Sempre Materna

Seu filho não come? Saiba como evitar problemas de desnutrição e crescimento

Fussy eater

Problemas de desnutrição estão muito além da falta de comida, a má alimentação e poucos hábitos saudáveis pode resultar em uma geração de adultos doentes.

Qual pai ou mãe nunca teve que lidar com a clássica cena do filho que resiste à comida, que torce o nariz para legumes e verduras, e que faz birra na hora das refeições? A alimentação infantil e suas questões fazem parte do cotidiano de todas as famílias com crianças pequenas. É extremamente importante lidar com este assunto pois ele é fator determinante para formação desses pequenos em adultos saudáveis.

Segundo pesquisas recentes do ENFAC, Estudo Nacional de Fortificação Complementar, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP, só no Brasil, estima-se que 20% das crianças menores de cinco anos apresentam anemia, sendo maior a incidência em crianças menores de dois.

A dificuldade na absorção de nutrientes e a baixa oferta de vitaminas compromete o crescimento infantil, desenvolvimento intelectual e em casos mais extremos pode levar a morte. Portanto os pais devem ficar atentos a qualquer distúrbio alimentar apresentado pelo seus filhos, seja a falta de apetite, ou até mesmo o contrário, a gula.

Obesidade x Nutrição

É preciso desmistificar a ideia de que uma criança bem nutrida é aquela fofinha, acima do peso, mas tanto a magreza quanto o sobrepeso são sinais de alerta à desnutrição, afinal, quantidade não significa qualidade.

O excesso de alimentos processados, fast food e abuso do sal e do açúcar, faz com que a recusa por alimentos saudáveis e naturais seja ainda maior. A realidade atual é que poucos pais não tem consciência dos valores nutricionais dos alimentos que seus filhos ingerem no dia a dia.

Por mais que o cenário mais comum da desnutrição ocorra em ambientes de pobreza, com baixa oferta de alimentos, esta complicação não é exclusividade dos menos favorecidos. Algumas crianças também podem apresentar fatores patológicos para a dificuldade de absorção de nutrientes, ou até mesmo restrições alimentares devido alergias podem fazer com que a criança deixe de consumir importantes vitaminas.

Suplementação alimentar – o aliado da saúde infantil

A expectativa do Ministério da Saúde é que o problema de desnutrição apontado em estudo seja solucionado através da suplementação, visto que, de acordo com os especialistas envolvidos, os nutrientes adequados reduzem em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro.

A alimentação suplementar ajuda a combater carências nutricionais que muitas vezes não podem ser supridas apenas através da alimentação tradicional por problemas metabólicos ou de apetite. O suplemento infantil é uma forma de introduzir aqueles nutrientes presentes nos alimentos que geralmente as crianças recusam. Portanto esses produtos são fortes aliados para a introdução de novos hábitos alimentares.

Eles servem tanto para corrigir carências nutricionais, como para abrir o apetite, ajudar no crescimento, ganho ou manutenção do peso, entre outros benefícios provenientes da sua formulação específica.

Produtos especializados para cada dieta

Conscientes da necessidade deste produto, lojas brasileiras oferecem produtos de confiança para os problemas relacionados a nutrição, com linhas de suplementos infantis de fácil introdução em qualquer tipo de dieta, até mesmo nas mais especializadas.

É importante que a formulação seja específica de acordo com as necessidades nutricionais e até mesmo restrições de dieta que a criança possa ter, visando emagrecimento ou ganho de peso. De acordo com nutricionista Joanna Lima da loja Nova Nutrii , a suplementação errada pode ser tão prejudicial quanto a falta de nutrientes “Por isso trabalhamos com suplementação oral e enteral especializada para cada caso”.

É altamente recomendável que estes produtos sejam adquiridos de fonte confiáveis, seguindo a orientação médica, e marcas confiáveis com regulamentação da Anvisa.

Toda mãe tem extrema preocupação na qualidade do que oferece ao filho, especialmente quando se trata de recomendações médicas. O suplemento infantil é ótimo recurso para os pais que estão lidando com problemas de desnutrição, pois fornecem uma solução prática, eficaz e adequada ao paladar infantil. Quando utilizados de maneira adequada, e seguindo sempre a recomendação de um especialista, só tendem a trazer benefícios para a vida da criança, auxiliando-a tornar-se um adulto saudável.

Ofereça mais qualidade de vida ao seu filho, ensine-o a ter hábitos alimentares saudáveis, faça uso da boa suplementação. O futuro do seu filho agradece!

Fonte: Novanutrii