A excepcional RTV Slovenia Symphony Orchestra faz concerto gratuito para o público infantil

orquestra

Crédito: Hugo Skoranja

A matinê infantil com a RTV Slovenia Symphony Orchestra é uma das últimas atrações, em São Paulo, promovidas pelo Mozarteum Brasileiro em 2019, em um ano marcado por concertos magníficos e grandes estrelas do cenário erudito (a sinfônica ainda fará uma apresentação ao ar livre e duas na Sala São Paulo). Com entrada gratuita, a tradicional inciativa do Mozarteum Brasileiro é um incentivo para os pequenos conhecerem e apreciarem a música orquestrada. O espetáculo tem participação do músico Marcelo Jaffé como mestre de cerimônias e inclui explicações sobre as composições e os instrumentos da orquestra, com abordagem didática e lúdica.

O repertório foi pensado para conquistar a atenção desse público, com peças clássicas célebres, como Abertura de “As Bodas de Fígaro” (Mozart), “Dança Eslava nº 15” (Dvořák), Dança Húngara nº 5 (Brahms) e Moldávia (a mais famosa de Smetana). Outros destaques, também de forte apelo, são a Abertura de “O poeta e o camponês”, de Franz von Suppé, trilha do popular desenho animado Popeye; e as músicas folclóricas de Aldo Kumar das regiões da Caríntia (na Áustria) e da Carníola Branca (Eslovênia).

”Para nós, é muito importante permitir que as crianças tenham contato com a música clássica desde cedo. Queremos incentivá-las a descobrirem a beleza dos instrumentos e a potência de uma orquestra. Nossas matinês já atraíram mais de 13 mil crianças em 12 apresentações, afirma a presidente do Mozarteum Brasileiro Sabine Lovatelli.

O espetáculo é exclusivo para o público infantil e os ingressos serão distribuídos no dia do concerto, cerca de uma hora antes da apresentação. Para garantir a entrada, o adulto só terá acesso se acompanhado de pelo menos uma criança. Com uma formação de 67 músicos, a sinfônica será regida pelo maestro Raoul Grüneis. No mesmo dia, às 11h, haverá concerto ao ar livre também no Ibirapuera.

 

SERVIÇO:

RTV SLOVENIA SYMPHONY ORCHESTRA

RAOUL GRÜNEIS, regente

 

10 de novembro

 

16h | Auditório Ibirapuera | Matinê gratuita para crianças

Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 2, Parque Ibirapuera – (11) 3629-1000

 

11h | Concerto ao ar livre. Parque Ibirapuera.

 

 

Patrocinadores

Mantenedor: EMS e Banco Votorantim

Patrocinadores Ouro: Bradesco e Banco BNP Paribas

Patrocinadores Prata: EY (Ernst & Young), Garde Asset Management, Pirelli e Crowe

Colaboradores: Bayer e Bonsucex

Apoio: Grupo L’OCCITANE, Estadão e Club Transatlântico

Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura

 

 

PROGRAMA:

 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Abertura de “As Bodas de Figaro”

 

Bedřich Smetana (1824 – 1884)

Moldávia

 

Johann Strauss (1825 – 1899)

O Danúbio Azul

 

Franz von Suppé (1819 – 1895)

Abertura de “O poeta e o camponês”

 

Aldo Kumar

Kadar Zila noj Drava – Música folclórica da região da Caríntia

Zeleni Jure – Música folclórica da região da Carníola Branca

 

Antonín Dvořák (1841 – 1904)

Dança Eslava nº 15

 

Johannes Brahms (1833 -1897)

Dança Húngara nº 5

 

O Mozarteum

 

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?