Sempre Materna

A hora de dormir

shutterstock_2320511

Dormir durante a noite pode ser a adaptação mais complicada para o bebê, mas, sabendo lidar e trabalhando em equipe, os pais tiram de letra. Ao anoitecer, nada melhor que a família inteira repousar na hora certa.

Para acostumar o pequeno aos horários, o melhor a se fazer é criar uma rotina à cada período, para que ele identifique a ocasião que está por vir. Assim como os adultos, as crianças adoram um banho antes de dormir, no sentido de os ânimos se acalmarem e o sono aparecer. Portanto, se um ritual entre a família, todos os dias, for seguido, o filhote logo saberá o que isso que dizer.

É essencial que o quarto do bebê seja um lugar agradável, onde ele se sinta seguro e a vontade. O costume de a criança dormir no berço deve ser preservado desde o início, para que não haja problemas futuros. Se tudo ocorre como planejado, o hábito flui naturalmente.

A alimentação, se possível, precisa ser evitada como última tarefa do dia, pois o ideal é que o neném não associe a mamada à hora de dormir. Por outro lado, a maioria dos bebês cai no sono quando alimentados, mas devem ser despertados antes de colocados na cama, como um sinal.

Contar histórias, cantar e tocar músicas, fazer boa massagem, conversar e gastar as energias são práticas que fazem parte de um bom ritual antes de dormir. Não há coisa mais gostosa que uma noite bem dormida depois de um dia atarefado.

Fonte: Sempre Materna