Sempre Materna

Águas vivas na Fliquinha

flica

Com o tema “fundo do mar” programação infantil da Flica encantou o público na abertura da festa

 

As curadoras da Fliquinha, Mira Silva e Lilia Gramacho, trouxeram para a 5ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira uma programação com múltiplas manifestações culturais e um cenário lúdico – que levou a todos a poesia dos oceanos –, com o tema fundo do mar, todo trabalhado em águas vivas feitas em plástico-bolha.

E a turma hoje, cercada por alunos e professores bem na data que se comemora o dia dos mestres, acompanhou durante todo o dia a programação intensa da Fliquinha que começou já às 9h30 com contação de história de Luciana Ávila. Depois, ainda pela manhã, o Teatro Cine Glória – espaço em Cachoeira onde acontece a Fliquinha – recebeu a ilustradora Ana Raquel para falar sobre o seu trabalho com as ilustrações infantis. Já a Oficina de Brinquedo ficou por conta de Sócrates, que trouxe brincadeiras populares para a programação.

Durante a tarde da Fliquinha ainda teve espaço para uma apresentação com o grupo Rouxinol, evento que aconteceu por meio da organização cultural Casa de Barro. Na sequência houve um bate-papo com a escritora mineira Stella Maris Rezende – autora de dezenas de livros infantis.

A cultura negra também esteve presente no dia de abertura da Fliquinha com o lançamento da Coleção Infantil de Lendas Africanas, da autora Edsoleda Santos. Publicação que foi contemplada pelo Edital de Editoras Baianas do Fundo de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura da Bahia. Ao final da programação desta quinta-feira, Stella Maris Rezende realizou com as crianças uma ciranda literária.

Nesta edição, o Governo do Estado ampliou sua atuação na Flica, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de atividades relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo. A maior parte da programação vai acontecer no Espaço Educar para Transformar, localizado em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. Lá, o público poderá conferir lançamento de livros, exposições, contação de histórias e saraus, entre outros eventos. O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da festa, através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. Lembrando que a Flica tem o apoio do Governo da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae e da Odebrecht.

 

Confira a programação completo do evento no site www.flica.com.br

 

Realização do Evento: iCotent e Cali

 

O quê: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica

Quando:18 de outubro de 2015

Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador

Entrada gratuita