Sempre Materna

Alerta para os cuidados com saúde bucal de gestantes e crianças na semana da amamentação

bucal_da_gestante.jpg

Atenção para a cárie e esclarece dúvidas sobre escovação na primeira infância

Durante a gestação, podem sugir dúvidas sobre o cuidado com a higiene bucal da mãe e da criança. Existem tratamentos que não são indicados durante a gravidez? Como cuidar dos dentinhos do bebê? A odontopediatra Juliana Benetti, esclarece essa e outras dúvidas.

“Durante a amamentação é comum a mãe dar a mamadeira com a criança dormindo e, somente no dia seguinte, a criança vai escovar os dentes”, explica. Segundo a odontopediatra, essa é a principal causa da chamada cárie de mamadeira. “Outra orientação importante é que a escova de dente deve fazer parte do dia a dia do bebê desde o nascimento do primeiro dente”.

Juliana alerta para os cuidados com a escovação durante a infância. “A escovação até os três anos de idade deve ser feita pela mãe, cuidador ou responsável. Até os sete anos, a criança pode escovar, mas no final, os pais reforçam. E depois dos oito anos, a criança já pode escovar sozinha. Lembrando que a mãe pode usar creme dental com flúor no tamanho de um grão de arroz cru em crianças que ainda não sabem cuspir. Para aquelas que já sabem, a quantidade de creme dental passa a ser do tamanho de uma ervilha”, orienta.

E o fio dental? Deve ser utilizado? De acordo com a odontopediatra, sim. “O fio dental  pode ser utilizado a partir do momento que os dentes começam a nascer”.

Desde o início da gestação, as consultas com o dentista devem ocorrer periodicamente e após o nascimento do bebê, a mãe deve incluir em seu calendário o acompanhamento do odontopediatra. “A mãe deve se consultar com um dentista desde sempre, mas cuidado para não fazer tratamentos invasivos, como canal e extração, até o segundo trimestre. Para o bebê, a primeira consulta deve ser realizada até a quarta semana, a segunda até o quinto mês e a terceira após o irrompimento do primeiro dente”, finaliza.

 

Fonte: Sorridents