Saber tudo sobre os alimentos, controlar o ganho de peso e conter a quantidade consumida em cada refeição fazem parte da rotina de todas as recém-mamães. Depois dos nove meses esperando o pequeno, a alimentação precisa continuar sendo monitorada, afinal, o bebê depende agora do leite materno.
A maioria das mulheres que amamentam sente fome em dobro, já que o organismo está trabalhando pesado para produzir o leite. Manter dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras e alimentos que são fontes de proteínas cálcio e ferro é importante, principalmente, durante o período de amamentação exclusiva. Antes de ingerir qualquer substância ou produto, as mamães precisam se recordar que é responsável pela saúde de um serzinho.
No Brasil, os hábitos alimentares conduzem uma nutrição bastante equilibrada, onde vitaminas e minerais essenciais são garantidos. Mas, mesmo assim, algumas suplementações se fazem necessárias para complementar todas as recomendações nutricionais à mamãe e, consequentemente, ao filhote. Esses nutrientes podem ser encontrados em cápsulas, como as vitaminas A, C, D, E, e do complexo B, além de ferro, zinco, manganês e Ômega 3, mas sempre seguindo recomendações médicas.
Mesmo precisando estar bem hidratada, a mamãe não precisa contar quantos copos d’água toma ao dia. O próprio corpo avisa quando precisa de água, pois os hormônios estimulados na amamentação aguçam a sede.
Algumas mães afirmam que, ao consumirem determinado alimento, as crianças ficam com cólica. O melhor a se fazer é: ficar atenta aos comportamentos do neném, e evitar o que daria gases em qualquer pessoa, por exemplo, feijão, brócolis, repolho e etc. No caso da criança ser alérgica a algo que foi consumido, ela poderá apresentar dificuldade respiratória, logo, deve-se procurar um médico.
Por mais que as mamães queiram retomar o peso normal com rapidez, não é recomendável dietas radicais antes de o bebê completar 3 meses de vida. O ideal seria uma combinação de exercícios físicos e alimentação balanceada, sendo que a própria amamentação ajuda na queima de gordura.
Fonte: Sempre Materna