Alimentação saudável auxilia beleza e bem-estar da mulher

Alimentação

Filhos, casa, trabalho, compromissos… É fato: a rotina da mulher exige disposição e saúde. Cuidar das unhas, dos cabelos e da pele também é essencial para se sentir bonita, confiante e disposta. Para isso, é importante ter cautela com a alimentação e optar por refeições ricas em nutrientes indispensáveis para o organismo.

De acordo com a nutricionista e coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, para manter a vivacidade é preciso fazer, pelo menos, seis refeições diárias, nas quais não podem faltar cereais integrais, associados à frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos.

“Essas combinações fornecem fibras, além de grande quantidade de vitaminas e minerais antioxidantes. Os óleos vegetais também têm papel ativo na alimentação saudável das mulheres”, afirma.

Para manter pele, cabelos e unhas bonitas e saudáveis, a nutricionista recomenda: “Consuma alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes, frutas e hortaliças. Cacau em pó, por exemplo, é fonte de polefenois, antioxidantes que ajudam a diminuir rugas e manchas na face”, aconselha Flávia.

As oleaginosas são fonte de gordura insaturada que melhora a hidratação da cútis e do cabelo. O colágeno é outro importante alimento, rico em proteína que dá sustentação à pele e diminui sua flacidez, além de reduzir a queda de fios.

Conheça outros alimentos que auxiliam:

No cuidado da pele: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, semente de abóbora, grãos integrais, tomate, melancia, pitanga, cenoura, manga, pêssego e papaia, chá-verde e suco integral de uva, de cranberry e de açaí.

No cuidado dos cabelos: semente de chia e linhaça, óleo de peixe, grãos de bico, cereais integrais e nozes.

No emagrecimento: cúrcuma, óleo de coco, quitosana, psyllium, espirulina e chá-verde, branco e de hibisco.

No aumento da libido: azeite de oliva extravirgem, óleo de linhaça e sementes oleaginosas, quinua, gérmen de trigo, amendoim, chocolate amargo e banana passa.

No aumento da energia: açaí, cereais integrais, guaraná em pó, levedo de cerveja, farinha de maçã, mel e sementes oleaginosas.

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