Amamentação e colostro

amamentacao-problemas-mais-comuns-nos-seios04-2-thumb-570.jpg.pagespeed.ce.gf_Gkz3ryn

Depois do parto, leva alguns dias para o leite propriamente aparecer. Antes, a mamãe produz o mais importante alimento. Conhecido como colostro, é rico em sais minerais, açucares e água. É a primeira imunização para proteger o bebê contra vírus e bactérias, além de desenvolver o intestino imaturo do recém-nascido.

O processo de lactação ocorre quando o seio é sugado. A mensagem da sucção é enviada para o cérebro da mamãe e há liberação de dois hormônios: prolactina – responsável pela produção do leite – e ocitocina – responsável pela ejeção do leite.

Amarelo e mais grosso que o leite maduro, o colostro é secretado apenas em pequenas quantidades. Rico em sais minerais, anticorpos, açúcares e água, contêm mais anticorpos do que o leite maduro, por isso, é essencial para a criança.

De acordo com a ginecologista e obstetra Arícia Giribela, as dúvidas são diversas, mas o segredo é um só: quanto mais o bebê sugar, mais leite a mamãe produzrá. “Logo após o parto, a prolactina estimula as glândulas mamárias, por isso é importante colocar o recém-nascido para mamar o quanto antes, pois é ele quem desencadeia o processo de produção e descida do leite.”

À medida que o bebê mama, ocorre uma adequação da produção em relação à quantidade, ou seja, a mamãe passa a produzir a quantidade ideal de leite que o bebê ingere e esse processo diminui os desconfortos no momento de amamentar.

No final do primeiro mês, o leite materno já é considerado maduro. “A amamentação é um aprendizado diário e, ultrapassadas as dificuldades iniciais, torna-se fonte de grande satisfação para a mamãe e o filho”, completa Arícia. O essencial é não desanimar caso tenha um começo tumultuado. É normal, fora rara exceções, sentir um pouco de dificuldade no início da amamentação.

 

Fonte:  Ginecologista e obstetra Arícia Giribela

Sempre Materna

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?