Amamentação previne problemas na fala

o-poder-da-amamanetacao

O ato entre mãe e filho também influencia beneficamente o desenvolvimento psicomotor, segundo fonoaudióloga

Parece simples e obvio, mas a sucção que o bebê faz na hora de mamar pode ser a grande saída para evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, de audição, de deglutição, psicomotoras e até elevam o grau de desempenho escolar. Quem explica é a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

“A sustentação da cabeça, que a criança acaba fazendo naturalmente na hora de mamar, é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar. Além disso, uma criança segura para fazer movimentos, e de vínculos estabelecidos com a mãe durante essa fase de aleitamento, as deixam mais auto confiantes para se desenvolverem no período escolar”, fala a especialista.

Ana ainda conta que na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido, e assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição, que é privilegiada nos bebês que mamam. “Todo o esforço para sugar o leite ajuda a posicionar ainda a arcada dentária, e assim, a mastigação e consequentemente a deglutição também se tornam mais fáceis”, completa a fonoaudióloga.

Fonte: Ana Lúcia Duran

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?