Em 1996 um grupo de pesquisadores Canadenses deu início a um estudo que acompanhou mais de 17 mil bebês desde o nascimento até os 6 anos de idade. Metade das mães recebeu acompanhamento médico mais frequente que o normal e bastante incentivo para amamentar, enquanto a outra metade das mães recebeu o acompanhamento normal do sistema de saúde.
Observou-se que as mães que foram mais estimuladas conseguiram maiores taxas de amamentação, amamentando seus bebês por mais tempo e com exclusividade.
Os pesquisadores então esperaram até que os bebês completassem 6 anos de idade. Quando chegou o momento, as crianças foram submetidas a testes de QI apropriados (teste WASI). Avaliações escolares também foram conduzidas por professores. E a constatação: as crianças que haviam sido mais amamentadas obtiveram desempenho melhor em todos os testes de QI, não importando o nível educacional nem sociocultural de seus pais. Diversas variáveis foram controladas. As crianças que mamaram tiveram resultado superior nas seguintes habilidades cognitivas: compreensão verbal, memória de trabalho, organização perceptiva e velocidade de raciocínio.
Não menos importante, estas mesmas crianças superaram as expectativas na escrita, leitura, matemática e outros assuntos. Ao aprofundarem as análises os cientistas descobriram que quanto mais as crianças mamavam, maior era o desempenho nos testes de QI, principalmente se a amamentação tivesse sido exclusiva até os seis meses de idade. O ganho intelectual era proporcional ao tempo e á qualidade do aleitamento.
A Sempre Materna acredita na importância da amamentação e por isso indica a pomada Millar, um produto à base de lanolina anidra pura, que previne e trata as fissuras mamárias, protegendo a mama no período pré-natal e durante a lactação. Millar não é tóxico para a mãe e nem para o bebê, e por isso não precisa ser retirado da mama antes da amamentação. Invista na preparação e cuidados com a mama. Não deixe que nada nem ninguém interfiram nesse momento mágico e único que fará com que seu bebê se sinta amado e seguro.