Sempre Materna

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DEPENDE DE ESTÍMULOS DIÁRIOS

PoliglotaVocê sabia que a partir de quatro meses é possível estimular o bebê a conhecer uma nova língua? Estudos demonstram que os bebês são capazes de discriminar muitos sons contrastantes da fala que não são comuns na língua materna logo nos primeiros meses de vida, o que, teoricamente, os torna capazes de adquirir qualquer língua à qual sejam expostos.

A diretora pedagógica da área de Línguas Estrangeiras do Grupo Weducation, Maria do Carmo Negrini Fagundes, explica que se tratando de bebês o conceito aprendizagem é muito precoce, por isso fala-se em estímulo. “A compreensão e atenção que se tem como resposta à estimulação podem ser observadas através das trocas sonoras, olhares, mudanças de expressão facial, entre outros sinais evidenciados”.

A aquisição de vocabulário deve ser considerada de acordo com a faixa etária da criança e com o ambiente que a rodeia. No caso de bebês não há crescimento lexical. Até cerca de três anos, a estimulação através de língua estrangeira, leva ao desenvolvimento de flexibilidade mental, o que permite que a criança seja capaz de se expressar sem grandes falhas. Além disso, ao longo do processo de aquisição da linguagem os pequenos se habituam a aceitar nomeações diferentes para o mesmo objeto que esteja em seu contexto diário.

Maria do Carmo diz que os níveis de absorção de linguagem são divididos da seguinte forma:

 Idade                    Compreensão        Produção
9 a 12 meses           +/- 10 palavras        1ª palavra
14 a 15 meses         +/- 50 palavras        +/- 10 palavras
17 a 19 meses         +/- 100 palavras      +/- 50 palavras
(Menyuk, P. (1988). Language Development: Knowledge and Use. Glenview, IL: Scott, Foresman and Co.)

É importante ressaltar que a participação dos pais é fundamental em qualquer tipo de estimulação dos filhos. Canções e expressões ditas com frequência são eficientes, desde que seja algo natural e próximo à realidade em que o pequeno vive. Ter paciência também é fundamental.

“O estudo de um idioma estrangeiro, em seu caráter formal, requer maior prontidão da criança, ainda em processo de aquisição da língua materna. O ideal é que continue o processo de forma gradual e conforme sua fase de desenvolvimento fisiológico e emocional”, finaliza Negrini.