A temporada de férias escolares está se aproximando, época do ano em que se registra um aumento significativo do número de acidentes domésticos envolvendo crianças. Prevenir esse tipo de situação não é tarefa fácil, mas é possível de acordo com a pediatra Sonia Liston.
“É importante que sejam tomadas medidas para supervisionar as atividades das crianças. Nunca as deixe sozinhas enquanto estiverem brincando. Redobre também a atenção com as peças pequenas e removíveis dos brinquedos”, orienta.
Nos dias em que a garotada está longe da escola, “todo cuidado é pouco” para os pais e responsáveis por crianças, principalmente menores de cinco anos. “Muitos casos de acidentes acontecem dentro das próprias residências, na casa de vizinhos ou de familiares, seguida pelas escolas e parques”, analisa Sonia.
Fique atento a alguns cuidados que devem ser tomados no período, como: evitar cordões, roupas ou objetos em berço que possa provocar estrangulamento ou engasgos; baixar o estrado do berço em altura segura para que o bebê não possa escalar ou debruçar; supervisionar as refeições de crianças pequenas; não utilizar andadores; no carro, manter o cinto de segurança travado no bebê conforto; verificar a segurança dos brinquedos e a indicação de idade nas embalagens.
“Não facilite o acesso a janelas e sacadas. Fique em alerta com os acessos à cozinha, área e serviço e lajes. Se tiver piscina em casa, ou for viajar para locais como praia, rios e piscinas, não deixe as crianças na água sem a devida proteção”, finaliza.
Fonte: Sonia Liston pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos