Sempre Materna

Base de todo desenvolvimento infantil está nas brincadeiras

mari

Atividades lúdicas auxiliam na percepção do mundo e são foco da Educação Infantil

O foco da educação infantil é o brincar. A base para todo desenvolvimento está no brincar, pois será nesse momento que a criança, ao explorar, torna-se uma grande investigadora, e assim, alcança níveis superiores de pensamento. A brincadeira infantil é uma maneira de a criança se expressar e formar sentidos sobre o mundo. Por meio da brincadeira e de atividades lúdicas, a criança atua simbolicamente nas diferentes situações vividas por ela, elaborando conhecimentos, significados e sentimentos.

“Quando as crianças brincam, assumem diferentes papeis e criam mecanismos para agir diante da realidade, substituindo ações cotidianas pelas ações cumpridas pelo papel assumido. É por meio das brincadeiras que a criança estabelece contato com o mundo físico e social”, afirma Ana Paula Alberto Lopes, professora regente na Educação Infantil do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP).

E o brincar é nada mais do que isso, explorar, conhecer um objeto a fundo, sua funcionalidade, e assim criar e (re)criar novas possibilidades. O constante movimento do brincar potencializa a aprendizagem.

O papel do adulto nesse processo de significações é fundamental para a construção do simbólico no pensamento infantil. Ademais, é importante construir vínculos, afeto, criar memórias que ecoam no imaginário das crianças, possibilitando um desenvolvimento sadio e integral.

O educador ao assumir esse papel de mediador das relações, faz com que a criança pequena perceba a essência do pensamento do outro, possibilitando assim uma melhor socialização e melhor organização do próprio pensamento. “Aqui lembramos o papel filosófico do ato de educar. A criança ao manipular, explorar, vivenciar, investiga tudo que está a sua volta, e assim seu pensamento vai se constituindo”, ressalta Ana Paula.

Existem três etapas fundamentais da brincadeira de acordo com o desenvolvimento da criança: de 0 a 2 anos de idade, quando a criança está adquirindo suas competências motoras e desenvolvendo autonomia; de 2 a 7 anos de idade, quando a criança já é capaz de produzir imagens mentais e, com a fala, substitui objetos por símbolos; a partir de 7 anos de idade, quando a criança passa a ter um entendimento melhor sobre seguir regras.

É importante que nas brincadeiras e jogos a criança desenvolva estratégias para tomar decisões. Assim, ela interage socialmente, descobrindo que não é o único indivíduo envolvido nas ações, desenvolvendo a empatia e a capacidade de entender os objetivos de outras pessoas.

“O ato de brincar, de experimentar, sentir, explorar, investigar na educação infantil é fundamental, criando assim a base para o pensamento filosófico e investigativo, sustentado pelo vínculo e afeto, tão essenciais para o desenvolvimento infantil sadio”, ressalta Ana Paula.

Fonte:  Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem o conhecimento, o pensamento crítico, a autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.