Sempre Materna

Bebê bom de bico

amamentac3a7c3a3o-foto-11

Quem nunca se deparou com caretas ao falar de amamentação com a vizinha,no salão de beleza e até com as tias e avós? Mesmo sabendo que o leite materno é o melhor alimento que existe para o RN, a falta de informação gera medo nas mamães.

Segundo a enfermeira coordenadora do GAAM (Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno), do Hospital São Luiz — Unidade Anália Franco — Regina Célia Guedes Barreto, o sucesso do aleitamento materno depende de vários fatores relacionados ao manejo clínico da amamentação. O primeiro passo para o sucesso são os cuidados durante a gravidez. “Um sutiã adequado (de sustentação) e o banho de sol na região areolar e mamilos, antes das 10 ou após as 16 horas, são benéficos”, explica a enfermeira.

Apesar de todos os seios serem capazes de amamentar, muitas gestantes temem as dificuldades
vinculadas aos mamilos. Mas, a boa notícia é que eles têm a função singular de tocar o palato (céu da boca) e fazer com que bebê perceba o peito em sua boca e inicie a sucção. “Devido à coloração escura, servem também como ponto de referência para o pequeno se direcionar.”

Protruso (salientes), semi-protruso (pouco saliente), plano (incorporado a região areolar) ou invertido (contrário ao protruso), o formato pode mesmo influenciar? A maioria das mulheres tem mamilos protrusos. A enfermeira ressalta que independente da anatomia os mamilos da mãe são próprios para o bebê, e necessitam apenas de adaptação de ambos. “O segredo é o treino através da sucção. É importante lembrar também que com o ritmo das mamadas eles podem mudar o formato”, comenta.

Para aguentar a maratona, os seios precisam ser bem tratados. A especialista esclarece ainda que a higiene deve ser feita na hora do banho apenas com água corrente para não tirar a camada natural de proteção da pele. Porém, o cuidado mais importante se faz no ato da amamentação, ou seja, está relacionado à técnica de mamada. “Se o bebê pegar adequadamente (região areolar + mamilo) as doloridas rachaduras não acontecem”, finaliza.

Mamilos, cuide bem deles:

Durante a amamentação,evite atrito na região aréola-mamilar. O ideal é que após as mamadas
o local permaneça hidratado.Para isto, sugere-se a hidratação com o próprio leite materno;

Antes das mamadas é importante observar a flexibilidade areolar. Caso haja acúmulo de leite é necessário a retirada do mesmo com as próprias mãos, através da ordenha manual;

Após a mamada, principalmente em fase de descida de leite, é importante a mãe avaliar a turgidez das mamas.Se permanecerem cheias é recomendado extrair o leite, também através da ordenha manual;

Um bom sutiã é fundamental para sustentar a mama. Assim, evita desconfortos à lactante e também o ingurgitamento (acúmulo de leite em certas áreas da glândula mamária ou em toda ela).

 

Fonte: Regina Célia Guedes