Não, dar água para um bebê que tem menos de seis meses é desnecessário. Recém-nascidos saudáveis vêm ao mundo bem hidratados e assim permanecem se forem alimentados exclusivamente com leite materno, dia e noite, mesmo nos climas mais quentes e secos. Apesar disso, a prática de dar água aos RNs durante os primeiros seis meses — período recomendado pela OMS para a amamentação exclusiva — ainda persiste em muitas partes do mundo, com terríveis consequências para a saúde.
Dependendo da temperatura, peso e nível de atividade do bebê, a necessidade média diária de líquidos varia entre 80 a 100 ml/kg na primeira semana de vida e 140 a 160 ml/kg entre o 3º e o 6º mês. Estas quantidades são completamente obtidas através do leite materno se a amamentação for exclusiva e de livre demanda, ou seja, sempre que o pequeno quiser, de dia e de noite. Vale destacar que o leite materno é composto 88% de água.
A Sempre Materna acredita na importância da amamentação e por isso indica a pomada Millar, um produto à base de lanolina anidra pura, que previne e trata as fissuras mamárias, protegendo a mama no período pré-natal e durante a lactação. Millar não é tóxico para a mãe e nem para o bebê, e por isso não precisa ser retirado da mama antes da amamentação. Invista na preparação e cuidados com a mama. Não deixe que nada nem ninguém interfiram nesse momento mágico e único que fará com que seu bebê se sinta amado e seguro.