Pelo visto ninguém está livre de se sentir estressado o cansaço ou a fadiga extrema, é uma resposta do organismo contra alguma situação de pressão pode afetar também aos bebês. Com o ritmo de vida atual e as mudanças no modelo social e familiar, os bebês podem sentir estresse inclusive antes de nascer.
Um estudo da Universidade Complutense de Madrid concluiu que os bebês de hoje em dia têm 50 vezes mais probabilidades de sofre estresse que há 15 anos. Além das mudanças no estilo de vida, os pesquisadores associam o estresse também a possíveis doenças, à falta de cuidados e de atenção, ao excesso de exigência, permissividade ou falta de comunicação, a uma alimentação insuficiente ou inadequada, à falta de afeto ou carinho no meio familiar, assim como aos fatores ambientais como o barulho, a solidão ou o escuro.
Como saber se o bebê sofre de estresse?
Em geral, através dos choros ou irritação excessivos, bem como de alterações no sono e na alimentação. Nas crianças mais crescidinhas, o estresse pode se manifestar pela ansiedade, às vezes com depressão ou inclusive com transtornos de comportamento (reações agressivas, hostilidade, dificuldade nas relações).
Saiba como prevenir ou aliviar o estresse em criança
- O aleitamento materno, por ser um dos melhores imunorreguladores.
- Que se ofereça à criança um ambiente familiar tranquilo, sem conflitos e com muito diálogo.
- Uma rotina bem controlada e equilibrada, aplicada tanto aos horários como nas atividades diárias.
- As crianças necessitam, sobretudo se sentir seguras, atendidas e amadas dentro da família.
Fonte: br.guiainfantil.com