As roupinhas do bebê são delicadas e merecem tratamento especial na hora de lavar, passar e guardar
A chegada da cegonha muda completamente a rotina de casa. O pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Ricardo Simões Morando, dá dicas de como cuidar das roupinhas do novo membro da família.
Ida à maternidade
É necessário lavar todas as peças antes de levá-las para a hora “h”. Quando não lavadas, elas acumulam poeira doméstica com ácaros e fungos. Antes de separá-las, todas as roupinhas precisam ser passadas com ferro à vapor em temperatura média ou alta (depende do tipo de peça), pois isso potencializa a limpeza e colabora para a eliminação de possíveis bactérias.
Lavagem
A mamãe deve optar pelo sabão neutro, preferencialmente o de coco. O uso de amaciantes não é recomendado no primeiro ano de vida do bebê, pois a sua composição química pode irritar a pele do recém-nascido e causar dermatite de contato (alergia).
Veja outras recomendações do pediatra:
– As roupas brancas e claras podem ser lavadas normalmente, porém é preciso evitar misturá-las com as peças coloridas;
– Os lençóis do berço do bebê necessitam ser lavados semanalmente ou toda vez que “acidentes” acontecerem, como urina e regurgitação;
Hora da prática
O processo de lavagem deve ser feito individualmente, ou seja, as roupas do filho precisam ser separadas das dos demais familiares. Lavar a mão é recomendado, mas caso a mamãe opte pela lavadora de roupas, os ciclos mais curtos são ideais.
Enxágue
No momento em que o sabão for retirado, a água pode ser intensa a fim de eliminar quaisquer resíduos que são irritantes para a pele do bebê.
Secagem
A mamãe pode estender as roupas em local com incidência de sol ou sombra. Em dias úmidos, elas demoram mais tempo para secarem.
Manchas
Se possível, lavar a peça assim que manchar utilizando o sabão neutro. O removedor só pode ser usado após o sexto mês de vida do bebê e, quando utilizado, não pode ter cloro. Enxaguar repetidas vezes é imprescindível.
Armazenamento
Praticidade é tudo! Guardar as roupinhas do bebê em sacos plásticos ajuda a deixá-las prontas para uso e sem nenhuma poeirinha. A mamãe pode separá-las de acordo com o tipo de peça: bodies, calças, macacão e fraldas.
Fonte: Sempre Materna