A partir de 1º de janeiro de 2012 está proibida a venda de mamadeira plástica que contenha Bisfenol-A (BPA), substância usada na fabricação de alguns objetos plásticos que pode causar câncer, diabete, infertilidade, problemas neurológicos e hormonais, principalmente em bebês e crianças.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fabricantes e importadores terão 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União, para cumprir a determinação. As mamadeiras fabricadas ou importadas dentro do prazo de 90 dias poderão ser comercializados até 31 de dezembro deste ano. Em países como China e Canadá, a venda de mamadeira com BPA já é proibida.
A nutricionista e autora do livro Tudo Posso, mas nem tudo me convém, Gisela Savioli, considera o Bisfenol um dos grandes contaminantes ambientais. “Ele age como desregulador de nosso sistema hormonal. Dentro do corpo, ele age como xenoestrógeno, isto é, imitando e alterando alguns efeitos do hormônio feminino estrógeno”, diz.
Veja algumas dicas da especialista para evitar contato com a substância.
*Armazenar alimentos apenas em recipientes de vidro (a tampa pode ser de plástico);
*Nunca colocar comida ou bebida aquecida em recipientes plásticos;
*Não lavar os utensílios que contenham BPA em lava-louças com altas temperaturas;
*Dar preferência ao aleitamento materno, que deve ser exclusivo até o 6º mês;
*Fazer escolhas mais seguras possíveis em matéria de embalagem e de estocagem de alimentos, guardando a comida em vidro, cerâmica ou em recipientes de aço inoxidável.