25 de mai. de 2020

Atendimento virtual às gestantes é solução importante durante pandemia

Dúvidas já são frequentes nesta fase e durante a amamentação. Com o isolamento social, o atendimento à distância se tornou saída útil para essas mulheres

“Uma mãe me perguntou se poderia dar um beijo no próprio filho, porque ela precisou ir ao supermercado e estava com medo de transmitir o vírus para ele, mesmo tendo se protegido com máscara e álcool em gel”. Representa um dos maiores desafios que mães e gestantes, principalmente as de primeira viagem, estão enfrentando atualmente: conseguir informações de qualidade que possam sanar todas as dúvidas referentes à fase — que normalmente já é cercada de questões e inseguranças — em meio a pandemia do coronavírus.

Simone é sócio fundadora do Bella Materna, aplicativo criado em 2016 com o objetivo de unir profissionais da saúde e mães pela tecnologia e servir como fonte de informações confiáveis sobre as principais dúvidas em torno da gestação, pré-natal, amamentação, entre outras questões da maternidade.

Eu queria buscar uma forma de levar meu conhecimento na área para toda e qualquer pessoa. De um lado, temos um profissional que não está dando conta de atender toda essa demanda, ainda mais agora. De outro, temos uma pessoa que está com uma dúvida pontual que, se ela for marcar uma consulta, pode demorar um longo tempo para acontecer, e se ela pesquisar na internet, pode encontrar informações não tão relevantes.

Atualmente, são 180 profissionais da saúde, todas mulheres, cadastradas no aplicativo, entre elas enfermeiras, pediatras, obstetras e nutricionistas. E o mais interessante: 90% delas são mães, então, levamos essa profissional que sabe ensinar e que sabe passar a informação certa para a mãe. Unimos gente com gente: quem tem capacitação com quem precisa de ajuda.

Os receios em meio à pandemia

É de se imaginar que, com o isolamento social e os hospitais com grande demanda de pacientes com coronavírus para atender, as mães e gestantes estejam evitando idas constantes ao consultório. Com isso, alternativas como o Bella Materna têm sido importantes e úteis. Estão acontecendo, por mês, mais de 50 mil interações entre pacientes e profissionais da saúde. Isso mostra que os receios e anseios das mães estão cada vez mais recorrentes.

O principal medo delas é sair de casa, ao relatar o caso citado no início desta matéria, da mãe que estava com medo de beijar o próprio filho e transmitir o vírus para ele, mesmo estando assintomática, a enfermeira chega a uma conclusão: “As informações estão ficando muito pesadas para muitas pessoas, então estamos sendo extremamente úteis nesse período.”

Outra preocupação é sobre a hora do parto.

Como vai ser, se está todo mundo tendo que usar máscara? Elas me perguntam o que vai acontecer com elas ao entrarem na Maternidade, se elas vão ter que usar máscaras durante o trabalho de parto, se elas poderão segurar e beijar seus filhos. Isso gera muita dúvida.

Por mais que tenha informações na internet, as dúvidas estão muito em cima disso. Tem aqueles casos que conseguimos orientar, atender, que não é necessário que a mãe se dirija a um ambiente hospitalar. Nós devolvemos o controle da situação à mãe através de um clique. Esse é o sucesso da plataforma.

Fonte: Simone Nascimento enfermeira obstetra – sócio fundadora do Bella Materna, aplicativo criado em 2016 com o objetivo de unir profissionais da saúde e mães pela tecnologia