16 de ago. de 2024
Homens sofrem de depressão pós-parto?
Um assunto que gera muita curiosidade e que infelizmente muitas pessoas não acreditam, mas que acomete alguns homens sim, pela mudança na rotina, pela importância da chegada do bebê e outros processos que estão envolvidos nessa jornada que levam os homens a esse quadro. Pensando nisso Dr. Domingos tira algumas dúvidas de mitos e verdades sobre esse assunto.
– Homens que desejam ser papais precisam de suplementos de ácido fólico?
Mito: Homens que querem ser pais não precisam ingerir ácido fólico, mas devem incluir na dieta suas fontes naturais como brócolis e espinafre. As cápsulas dessa vitamina do complexo B são indicadas apenas para as mulheres que desejam ser mães. O suplemento é essencial para prevenir malformação fetal, principalmente nas primeiras semanas de gravidez, quando se forma o tubo neural do bebê.
– Homes e mulheres vegetarianos precisam rever as regras alimentares quando decidirem ter filhos?
Verdade: O ideal é procurar um médico e um nutricionista para avaliar a situação. Pode ser necessário compensar a carência de alguns nutrientes.
– Homens podem ter depressão pós-parto?
Verdade: Embora não seja tão frequente, a depressão pós-parto em homens também pode ocorrer. Diferentemente das mulheres, cuja oscilação de humor é causada, na maioria das vezes, por alterações fisiológicas e hormonais na gravidez, a ocorrência desse tipo de depressão nos pais está ligada a questões e situações psicológicas. O homem pode sentir certo isolamento após o nascimento do bebê, pois toda a atenção é direcionada para o recém-nascido, o que faz com que alguns pais se sintam esquecidos. O afastamento sexual do casal também pode ser uma das causas dessa depressão.
– Se o resultado da coleta de espermatozoides do marido vem acima do normal, aumentam as chances de a mulher engravidar de gêmeos?
Mito: As chances de haver concepção de gêmeos depende de fatores genéticos e congênitos. Independentemente da quantidade de espermatozoides que o homem produz, normalmente apenas um deles fecunda o óvulo.
– É recomendável que o futuro papai consuma grande quantidade de vitamina A antes da fecundação, caso apresente deficiência dessa vitamina?
Verdade: A vitamina A encontra no leite, ovos e fígado, influenciam na produção e na resistência dos espermatozoides, tendo efeito direto nas chances de haver fecundação. No entanto, o consumo precisa ser equilibrado, pois o consumo em excesso pode ser tóxico para o organismo. A suplementação de vitamina A para o homem, no período pré-gravidez deve ser prescrita pelo médico, devendo ser feita somente se houver alguma deficiência da vitamina, devendo ser diagnosticada por exames.
Fonte:
Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra – autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Conta com especializações em disciplinas como saúde da mulher e parto humanizado, além de trabalhos voltados aos processos emocionais entre a mãe e o feto, e o bebê e o futuro adulto. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, Dr. Domingos Mantelli tem formação em neolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. Site: http://domingosmantelli.com.br. Redes Sociais: Instagram: @domingosmantelli https://www.instagram.com/domingosmantelli/