7 de jun. de 2024
Vamos falar de limpeza?
Vamos falar de limpeza?
a começar pelos estofados…
Em tempos de quarentena e maior permanência das pessoas em casa, é comum que as famílias fiquem mais tempo aconchegadas em sofás, poltronas e cama, locais que podem acumular ácaros, fungos, bactérias e aumentar a proliferação de doenças respiratórias. Para somar forças e ajudar no combate às infecções como o coronavírus (Covid-19), a higienização correta para cada tipo de tecido deve ser redobrada, eliminando a sujidade e garantindo a segurança especialmente de crianças e idosos, públicos com maior risco descontaminação.
Para auxiliar nesse processo, A Sempre Materna apresenta algumas dicas para você cuidar dos tecidos, afastar os microrganismos e deixar o ambiente limpo e protegido.
1. Aspire constantemente o sofá para evitar que o estofado fique encardido e que a sujeira penetre profundamente na fibra do tecido, pois o pó ou restos de comida em contato com o estofado podem causar fungos, por exemplo.
2. Utilize produtos adequados para higienizar. É importante saber qual o tipo do tecido e selecionar materiais neutros para evitar danos no momento da limpeza.
3. Use capas e mantas para o dia-a-dia. Esses itens são fáceis de lavar a ajudam a manter a limpeza dos estofados.
4. Impermeabilize os estofados. É importante proteger as superfícies de sofás do derramamento acidental de líquidos por crianças e adultos.
É IMPORTANTE TAMBÉM INTENSIFICAR A LIMPEZA DA CASA
Para ficar livre da doença, é fundamental manter o domicílio com a maior higienização possível, siga algumas medidas que listamos abaixo:
Para manter a casa limpa:
v Tirar os calçados e deixá-los na entrada da casa ou apartamento para não levar os micro-organismos da rua, criando uma zona de segurança;
v Separar luvas e panos para higienização de cada cômodo, os diferenciando com cores para garantir a eliminação da sujeira e a desinfecção dos espaços coletivos. O mesmo pano de chão para limpar o banheiro e o escritório faz parecer que os locais estão aparentemente limpos, mas, na verdade, só se transferiu as bactérias de um lugar para outro;
v É indicado a limpeza com panos de microfibra, que faz com que as partículas de sujeira entrem nas cavidades e permaneçam lá, além de absorverem até oito vezes seu peso em líquido, e de mop para limpar o chão e outras superfícies maiores;
v Quantos às composições, principalmente aquelas que perfumam ambiente ou móveis, é preciso ficar atento. Muitos daqueles que garantem a eliminação de germes e bactérias não correspondem, de fato, ao que prometem;
v Lave cobertores, travesseiros, e toalhas de uso comum, pelo menos, uma vez por semana. Os germes adoram o ambiente úmido e quente do banheiro e podem permanecer vivos na toalha por várias horas;
v Desinfete o telefone celular. O calor provocado pela bateria do celular e a umidade da boca do usuário do aparelho podem resultar na multiplicação dos germes.
v Limpe o teclado do computador diariamente. Para retirar a sujeira que se acumula entre as teclas, utilize um secador de cabelo e para desinfetá-las, assim como para o celular, faça uso de um pano umedecido com álcool isopropílico.
v Lave os brinquedos das crianças. Ajuda na prevenção de gripes e resfriados das crianças. Para isso, basta esfregá-los com bucha e sabão ou então limpá-los com um pano umedecido com vinagre.
O simples reforço na rotina de higienização pode ajudar nesse combate a doença.
FONTES: Dr. Sofá / OCP NEWS