Cia Lumiato traz espetáculo de teatro de Sombras para a Capital em duas apresentações

Foto_IARA_Cia-LUmiato_FOTO_Diego-Bresani-840x415

Iara – O Encanto das Águas acontece no Oficina Oswald de Andrade, dia 9 de novembro (sábado), às 11h e às 16h

No próximo dia 9 (sábado), o Oficina Oswald de Andrade será palco do espetáculo Iara – O Encanto das Águas, teatro de sombras apresentado pela Cia Lumiato, de Brasília (DF).

 

A história é inspirada na lenda de Iara do folclore brasileiro. Um índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios que a misteriosa figura tem.

 

O jogo de luz e sombras, cores e movimentos é usado pelos atores-sombristas Thiago Bresani (Brasil) e Soledad Garcia (Argentina) para dar dinâmica à narrativa da história.

 

Para dirigir a montagem, a dupla convidou Alexandre Fávero, criador da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre. Referência na pesquisa do teatro de sombras, Fávero também assina a dramaturgia e cenografia. Com a intenção de sensibilizar o público infantojuvenil sobre a tradição oral dos povos originários do Brasil, os sombristas Thiago e Soledad contam a história de Iara por meio de um jogo dinâmico de luzes e sombras pontuado por uma trilha sonora original criada por Mateus Ferrari.

 

O espetáculo teve sua estreia no ano de 2014 e desde então os prêmios arrecadados impressionam. A companhia foi premiada em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros; recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina, Prêmio ATINA/2014 e o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro de Animação no 43 FENATA em Ponta Grossa/PR.

 

Com um currículo expressivo de apresentações em mais de vinte festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras.

 

Cia Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires (Argentina) pelo ator brasileiro Thiago Bresani e a atriz argentina Soledad Garcia, durante o curso de formação como bonequeiros na UNSAM – Universidad Nacional de San Martín. Nos primeiros trabalhos, a dupla usou técnicas de bonecos de luva, mesa e circo. Em 2012, a companhia passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A partir do estudo de várias linguagens do teatro de formas animadas, a dupla produziu espetáculos, oficinas e se apresentou em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Site: www.cialumiato.com

 

Como parte da programação, a Cia Lumiato fará uma oficina gratuita de teatro de sombras para jovens e adultos (artistas, bonequeiros, educadores) e com interprete de Libras. Thiago Bresani e Soledad Garcia vão ministrar o curso nos dias 7 e 8 de outubro, das 9h às 13h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
São apenas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo Link: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9455664174358cac2500dec3f80dc833

 

Ficha Técnica

Direção, Dramaturgia e Cenografia: Alexandre Fávero

Atores/Sombristas: Thiago Bresani e Soledad Garcia

Trilha Sonora Original: Mateus Ferrari

Designer de som: Marcelo Dal Col

Iluminação: Alexandre Fávero

Narração: Robson Siqueira

Pesquisa, figuras-silhuetas, cenários, cenotécnica e produção executiva: Thiago Bresani e Soledad Garcia

Fotografia: Diego Bresani

Diretor de Produção: Thiago Bresani

Produção e Realização: Cia Lumiato

Produção local: Milena Marques, Elisa Taemi (Nascedouro Gestão Cultural)

Parceria: Clube da Sombra

 

 

SERVIÇO

Espetáculo: “Iara – O encanto das águas”

Dia – 9 de novembro

Sábado – sessões às 11 e 16h

Retirar ingressos com uma hora de antecedência!

Após o espetáculo: 20 minutos de debate

Classificação: Livre. Indicado para crianças a partir de 4 anos.

 Duração: 40 min.

Oficina : “A Sombra – Princípios básico para seu uso na cena teatral ”

Dia – 7 e 8 de novembro

Quinta e Sexta – de 9h às 13h

Duração: 8h

Classificação: 18 anos

20 vagas

Inscrições pelo link

https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9455664174358cac2500dec3f80dc833

 

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo

Todas as atividades são Gratuitas

 Fonte: 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo

Todas as atividades são Gratuitas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *