Sempre Materna

Cólica sem mistérios

shutterstock_128923511

O choro é a primeira forma de comunicação do recém-nascido, por isso, não é preciso se desesperar

Devido à imaturidade intestinal, todo bebê sente desconforto nos primeiros meses de vida. A dor abdominal é resultado da contração involuntária dos músculos. Os sinais são: mãozinhas fechadas, perninhas escolhidas e choradeira compulsiva.

De acordo com a pediatra, Camila Reibscheid, a cólica intestinal se manifesta por volta da segunda semana após o nascimento e pode permanecer até os 3 meses de vida. “O primeiro trimestre é o tempo necessário para o amadurecimento da flora intestinal da criança”, explica.

A Sempre Materna esclarece, junto aos conselhos valiosos da pediatra, os principais enigmas do sofrimento que assustam os papais. “Poucos sabem, mas o prato da mamãe influencia diretamente à digestão do filho. Outro possível motivo é a pega incorreta durante a amamentação.”

Prato rico

Segundo Camila, os alimentos ingeridos transferem substâncias ao leite materno e podem causar gases e desconforto ao filhote. “A alimentação deve ser saudável, ou seja, rica em vitaminas, sais minerais e proteínas. Procure eliminar as refeições que ocasionam flatulência em si própria, como as gordurosas e as apimentadas”, aconselha.

Amamentação

Para tornar o incômodo nas mamas, é importante que os lábios do bebê contornem a aréola do seio para não permitir a entrada do ar.Além de preservar a flora intestinal do lactente, o aleitamento materno protege-o contra diversas infecções, inclusive do sistema digestório, exemplo são a constipação intestinal (prisão de ventre) e a diarreia”, esclarece a pediatra.

Para aliviar

Uma boa alternativa para diminuir as temidas cólicas, já conhecida pelas vovós, é o aquecimento da barriguinha para amenizar o sintoma. Pode ser feito com fraldas aquecidas ou bolsinha de água quente. Até mesmo o banho morninho já traz bons resultados.

Outra dica da pediatra é a massagem simples: mexa as perninhas do bebê como se ele estivesse em uma bicicleta. O estímulo contribui para aliviar as cólicas e o toque da mamãe deixa-o mais calmo. “Aguarde pelo menos meia hora depois da mamada antes de iniciar os movimentos para evitar a regurgitação”, alerta Camila.

Fonte: Sempre Materna