Psicóloga do Colégio Humboldt, dá dicas sobre como ajudar a criança na realização das tarefas escolares
Durante a vida escolar, os trabalhos e as lições de casa são cada vez mais frequentes e para que estas atividades se tornem prazerosas, sem estresse e, principalmente, produtivas para os pais e crianças, é preciso seguir algumas regras que ajudam a melhorar o foco e o aprendizado do aluno.
A psicóloga Karin Kenzler, explica que é comprovado que o incentivo dos pais é muito importante para o bom desempenho escolar dos filhos, mas as cobranças, críticas e correções podem prejudicar a motivação e consequentemente o aprendizado das crianças. “Com isso, o aluno acaba se sentindo incapaz, o que afeta sua autoestima por não corresponder à expectativa dos pais, tornando estes momentos desagradáveis e chatos. A criança acaba criando uma resistência aos estudos”, afirma a psicóloga.
A lição de casa deve ser vista como um momento normal que faz parte da vida e não como um castigo. Por isso, apressar seu filho para que ele termine as tarefas logo, além de impedir que ele dê seu melhor, também o faz pensar que a lição é uma coisa chata da qual ele deve se livrar o quanto antes e muitas vezes pode se sentir incapaz por não corresponder no tempo que os pais desejam.
De acordo com Karin, é necessário que os pais compreendam que estão ali para auxiliar e acompanhar o desenvolvimento da tarefa, tirando possíveis dúvidas, e não para ensinar. “Cuidar da comunicação é importante, por exemplo, ao invés de fiscalizar ou cobrar a lição, apenas pergunte se seu filho teve dificuldade em fazer ou se ainda precisa de alguma ajuda”, aconselha a psicóloga. Assim, será possível saber se a criança fez ou não a tarefa sem precisar perguntar diretamente, mostrando interesse e não apenas controle.
Quando solicitados, os pais nunca devem falar que a questão está fácil , nem mesmo que a resposta está errada, aconselha a psicóloga, pois se ele estiver achando difícil vai pensar que é burro e se forem apontados muitos erros vai ficar desmotivado. Cuidar da autoestima do filho é fundamental. “Encoraje seu filho a levar as dúvidas para a escola, para a professora, mostrando que ter dúvidas é normal e ensinando o caminho de saná-las. Se quiser corrigir erro ortográfico, desafie seu filho a encontrá-los, mostrando que acredita na capacidade dele de correção”, comenta Karin.
E por último, mas não menos importante, os pais não devem fazer as lições pelos filhos. Segundo Karin, o momento da tarefa é para desenvolver o hábito do estudo, criar responsabilidade e autonomia, além de fixar os conteúdos aprendidos, por isso, é importante que cada criança aprenda no seu tempo.
Fonte: Psicóloga Karin Kenzler do Colégio Humboldt